Em Alvarães, Cidade Empreendedora atua na elaboração de mapeamento da bioeconomia e fortalecimento do setor turístico
A Prefeitura de Alvarães e o Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, estão atuando para a transformação econômica do município, focado no desenvolvimento socioeconômico, com o intuito de fomentar a economia local e torná-la sustentável. Assim, estão sendo executadas a elaboração de mapeamento da bioeconomia e o projeto piloto de diagnóstico para a implantação Experiências do Brasil Original, focado no setor turístico do território.
As iniciativas visam tornar o município referência na atuação de soluções sustentáveis, através de um progresso econômico e social que preserve o uso renovável de produtos, preservando os recursos naturais e incentivando os negócios locais, as comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas para aprimorar e criar experiências turísticas transformativas.
Para o secretário municipal de Produção, Abastecimento e Pesca, Edirlan Mendes, as ações irão beneficiar o município de Alvarães de diversas maneiras. “Primeiramente, o mapeamento da bioeconomia possibilita identificar e aproveitar as potencialidades locais, como produtos e recursos naturais, para desenvolver cadeias produtivas sustentáveis e inovadoras. Isso pode gerar novas oportunidades de negócios, aumentar a geração de empregos e renda, além de promover o desenvolvimento econômico da nossa região”, explica o secretário. O corpo técnico do Sebrae-AM iniciou astratativas para a elaboração do mapeamento da bioeconomia do município.
Mendes acredita que as iniciativas vão tornar a economia local mais diversificada, sustentável e competitiva. Com o projeto piloto Experiências do Brasil Original, a expectativa é integrar as comunidades e especificidades do município como destino turístico. “O projeto tem o potencial de atrair turistas e investidores para o nosso município, promovendo o desenvolvimento do turismo de base comunitária e de forma sustentável. Com isso, estamos com a expectativa de desenvolver de forma mais equilibrada e promissora o setor turístico, beneficiando tanto os moradores quanto os empreendedores locais”, aponta.
Alvarães tem a possibilidade de integrar o Mapa Turístico do Amazonas, conforme explica o coordenador de Turismo do Sebrae-AM, Fabio Souza. “Estamos trabalhando para que o município seja incluído futuramente no mapa turístico do Amazonas, devido ao seu forte potencial para o setor. E não somente isso, o município está sendo preparado como um todo, desde os meios de hospedagens que precisam ser regularizados e cadastrados no Cadastur. Mas, para isso, existem critérios estabelecidos pela portaria ministerial nº 41 e pela portaria estadual nº 178 pelo Ministério do Turismo e Amazonastur para que o município seja incluído”, explica Souza. A primeira fase da implantação do projeto foi o diagnóstico e a segunda etapa foi iniciada dia 08 e vai até 12 de julho, que consiste na capacitação de líderes comunitários, empreendedores locais e representantes dos órgãos municipais.
O projeto iniciou ações de diagnóstico visitando comunidades e realizando o levantamento dos principais empreendimentos de serviços, hospedagem e que atendem o setor turístico. As comunidades do município que foram visitadas foram São Sebastião do Baú, da etnia Miranha, Caburini, Boca do Mamirauá, São Joaquim do Issé, Porto Nazaré, Bom Jesus, São Francisco do Bauana (quilombola), São Francisco do Arraia, Méria (indígena), Nogueira.
O Cidade Empreendedora teve um impacto significativo em 2023, atuando em 11 municípios e beneficiando diretamente cerca de 6 mil empreendedores por meio de mais de 800 ações. Para Alvarães, estão previstas 98 ações no total, entre consultorias, oficinas e capacitações.