Em Terra Roxa, no Oeste do Paraná, está cada vez mais tenso o clima em torno da invasão de terras a uma fazenda. A ocupação por indígenas aconteceu durante o fim de semana. Por enquanto a Funai não compareceu ao local, dificultado as negociações.
A Polícia Militar foi acionada e lideranças ruralistas também se dirigem para o município com a intenção de apoiar o Sindicato Rural Patronal na defesa à propriedade.
Chocolates finos de aroma têm incentivo para sua produção
Desmatamento ilegal gera 3 prisões e R$ 450 mil em multas
O dono da área mora em São Paulo e chegou em Terra Roxa na tarde de hoje para acompanhar a situação. A fazenda estaria arrendada para um produtor de Palotina.
Na região a situação gera incertezas e insegurança. “O sindicato procura estar ao lado do produtor nas reivindicações, tentamos mediar, mas foi infrutífera. Se mostraram irredutíveis na saída do local. Não sabemos onde estamos pisando. Não quiseram diálogo”, disse ao Portal Sou Agro o presidente do Sindicato Rural de Terra Roxa, Fernando Volpato Marques.
O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon também demonstrou preocupação. “Os produtores possuem propriedades com escrituras e ainda nos deparamos com questões de invasões. Não deveríamos ter esse tipo de preocupação, diz Édio Luiz Chapla.
O deputado federal Nelson Padovani questiona o fato do Governo Federal ainda não ter manifestado proposta de reforma agrária ao Congresso. “Existem na prateleira do Incra várias áreas, mas isso não sai do papel”.
Assista às entrevistas clicando aqui