Na última sexta-feira (21), o Senar Amazonas (Senar-AR/AM) promoveu, em parceria com o Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, uma ação de Saúde Preventiva na comunidade Jardim Floresta, no município. A ação, direcionada para homens e mulheres do meio rural e seus familiares que vivem na comunidade e em localidades próximas foi realizada na Escola Municipal José Assunção de Lima. Os atendimentos também ocorreram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria das Graças Alves Brasileiro.
O dia voltado para a saúde contou com apoio do Exército Brasileiro, da prefeitura municipal, através das secretarias de Assistência Social e Saúde de Presidente Figueiredo, da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulher (SEPM) do município, além de diversos parceiros voluntários.
Foram oferecidos atendimentos médicos gratuitos, vacinação, testes rápidos, serviços na área de promoção social, espaço lúdico para crianças, serviços de beleza, entre outros.
Foram oferecidos atendimentos médicos gratuitos, vacinação, testes rápidos, serviços na área de promoção social, espaço lúdico para crianças, serviços de beleza, entre outros.
O Programa
Nos últimos anos, o SENAR ampliou os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida, com dois programas: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural, trazendo como proposta, um olhar para a saúde integral.
Para realizar as ações de Promoção Social para a Saúde Preventiva no campo, o SENAR conta com diversos parceiros, que vão desde as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como outras parcerias locais que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.
Essas parcerias técnico-científica têm como foco a promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, por meio de informações qualificadas sobre as doenças que mais impactam a população rural, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM