O fim de semana será marcado por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, devido a um bloqueio atmosférico que mantém o calor no Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o risco de temporais fica restrito ao extremo norte e ao extremo sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
No Centro-Oeste, o tempo permanecerá ensolarado, sem presença significativa de nuvens. No Nordeste, as chuvas continuam concentradas na faixa litorânea.
Temperaturas altas
As máximas para este sábado (22) indicam 34 ºC a 35 ºC no Matopiba e região Norte, com temperaturas similares no norte do Paraná e no Triângulo Mineiro.
No Centro-Oeste, as máximas podem alcançar 37 ºC em Mato Grosso do Sul e até 39 ºC no noroeste de Mato Grosso, com pouca ou nenhuma chuva prevista.
No Rio Grande do Sul, os temporais devem diminuir no sábado, mas ainda há risco de rajadas de vento de até 50 km/h nas áreas de fronteira com o Uruguai. No domingo (23), uma nova frente fria avança, trazendo risco de tempo severo, com possíveis quedas de granizo e ventos de até 100 km/h no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Esse sistema deverá avançar para a região Sudeste, mas com pouca chuva, principalmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Risco de geada
Em Bagé (RS), o domingo será chuvoso, com queda de temperatura na segunda-feira (24), mínima de 10 ºC e, na terça-feira (25), mínima de 4 ºC e máxima de 12 ºC, com risco de geada. A temperatura deve subir gradualmente, pois a frente fria não trará um ar tão intenso.