Eu avisei, foi assim com “potássio”, com o “gás/petróleo” e agora com a “BR-319”. É impressionante!
Opinião/Informação:
Eu também avisei! Quando saiu o RELATÓRIO da viabilidade da BR-319 eu afirmei que viria a resposta. Pronto, já saiu! Ainda chamam os técnicos do GT de cometerem “crime”. O MPF-AM volta a falar em falta de “consulta”, igual ao “potássio” e, mais recentemente, sobre a exploração do “gás e petróleo”. Não é o governo no PT que teoricamente defende os “povos e comunidades tradicionais”? Estamos no LULA 3, mas tivemos o DILMA (quase 2), e não fizeram a consulta do potássio, a consulta do gás/petróleo e a consulta da BR-319 exigida pelo MPF-AM? Outro detalhe: tem cientistas que ignoram a ciência da EMBRAPA. Qual a razão? Só a ciência deles presta, a da EMBRAPA não vale nada?
Sem a BR-319 muitos morreram na pandemia, muitos perderam o emprego pelo desabastecimento de Manaus em razão da seca, e o IPAAM não tem como chegar rápido nos ilícitos ambientais em razão das péssimas condições da estrada (essa afirmativa ouvi dos técnicos do IPAAM quando visitei a sala de monitoramento).
Se o MPF-AM tiver correto, travar por falta de consulta aos interessados (que vivem na miséria) é muito incompetência da área ambiental pública nas últimas décadas. Fazer o mesmo, com os mesmos, só pode dar nisso.
Quem sofre, quem está pagando essa conta são os 65.6% dos amazonenses que vivem abaixo da linha de pobreza. De toda bancada federal, só vejo o senador Plínio Valério batendo de frente, e o Alberto Neto, os demais é só um “faz de conta”.
As ONGs ambientalistas do Observatório da BR-319 estão sorrindo com mais essa possibilidade de trava. E o governo do estado ainda faz parceria com a FAS, que faz parte do Observatório e tem na SEMA um de seus ex-gestores.
Não quero nada ilegal, mas décadas para “consulta”, se o MPF-AM tiver correto, é muita incompetência. Prejudica o próprio povo que vive na miséria, vive de ranchos. Agora, para fazer a REVIS equivalente a 15 mil campos de futebol para o SAUIM foi rápido? Será que todos foram “consultados”?
THOMAZ RURAL