Inusitado. No bairro Nossa Senhora Aparecida, em Francisco Beltrão, está localizada a chácara que ficou conhecida pela safra de mamões gigantes. A propriedade de Ari Tártari e Salete Botin virou o centro das atenções porque lá existe um pé de mamão produzindo furtas gigantes. Até agora são 14 mamões, a maioria com 70 centímetros. Cada fruta tem cerca de 8 quilos. O normal para a região é frutas de no máximo 3 quilos.
A história dos supermamões começou em uma viagem ao Mato Grosso. Ao visitar a propriedade de um amigo, na cidade de Paranatinga eles se depararam com o 0tamanho dos mamões. Eram mais dez pés e todos os mamões eram enormes. E é claro que um dos exemplares voltou junto com a bagagem. O casal foi presenteado com um mamão de 9 quilos.
Arroz: Colheita encerra com 7,16 milhões de toneladas, importar por quê?
Mais destruição: Microexplosão atinge município gaúcho
E não era só bonito por fora. Ao cortar o sabor também surpreendeu. Entusiasmado, Ari plantou várias sementes, mas apenas um pé vingou. E o filho único vem recebendo cuidados especiais. A planta é sensível ao frio, então, o produtor se encarregou de providenciar uma estrutura de bambu coberta com capim-elefante para a proteção contra a geada. O pé também precisou de apoio com cordas para suportar os mais de 100 quilos de mamão. Agora é esperar a colheita!
No Paraná, a produção de mamão é de 80 hectares espalhados pelo estado. O maior produtor nacional é a Bahia, com mais de nove mil hectares. Na visão do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), ainda há bastante espaço para o desenvolvimento do mamão no estado. Em Umuarama, no Noroeste do Estado, alguns produtores estão experimentando investir na cultura a partir da distribuição de mudas Bela Nova. A expectativa é de que a experiência conquiste aceitação.