Depois de catalogar perdas e iniciar o processo de retomada, as pessoas atingidas pelas enxurradas ganharão um apoio para recomeçar. O Instituto Desenvolve Pecuária se unirá à campanha “De Volta Para Casa”, realizada pelo Ciclo Empreendedor e Instituto Cultural Floresta. Da entidade serão repassados R$ 700 mil para esta fase da arrecadação feita pelos pecuaristas.
A Secretária Geral do Desenvolve Pecuária, Fernanda Brum, esteve em uma das regiões mais afetadas pela catástrofe climática, o Vale do Taquari. “Nós fizemos uma cadastro diretamente com quem foi afetado pela enchente e cada família vai receber um cartão com o valor de R$ 3 mil para comprar em lojas conveniadas, eletrodomésticos, móveis ou o que achar necessário nesta fase de reconstrução”, explica Fernanda.
Proagro: Comissão debate resoluções do Conselho Monetário Nacional
Mapa intercepta praga em importação de pêssegos em Guarulhos
Segundo ela, a experiência da ação de 2023 permitiu que muitas pessoas físicas direcionassem suas doações para o Instituto Desenvolve Pecuária. Foi o caso de Andréa Mesquita, do Território da Carne, que conduziu uma ação em parceria com outros empresários no Dia Mundial do Hambúrguer e destinará a arrecadação para o Instituto.
No ano passado, o grupo de pecuaristas levou 200 fogões e ainda alimentos para atingidos. A presidente da entidade, Antonia Scalzilli, conta que esta experiência, de irem pessoalmente conversar com as famílias é muito enriquecedora, mas requer tempo e logística.
“Este ano, arrecadamos quantias muito superiores e queríamos fazer mais. Então nos unimos a parceiros sólidos e com campanhas seguras, auditadas, que nos permitiram participar de todas as fases do processo”, conta a gestora. Para ela, aproximar a entidade de instituições consistentes e urbanas é muito importante.
“Uma das pautas do Instituto Desenvolve Pecuária é a comunicação do agro com o consumidor urbano, então nós entendemos que era uma excelente ação para estarmos juntos, com agilidade, segurança e com liberdade para escolhermos nossos beneficiários, algo que é inegociável para nós”, complementa Antonia.
Além de terem arrecadado verba por meio de uma chave Pix, o Instituto Desenvolve Pecuária também foi beneficiado com verbas de quatro leilões organizados por criadores. Outras iniciativas deverão ser realizadas e anunciadas pela entidade.
(Com AgroEffective)