O produtor rural que está com o plantio do trigo em andamento, pega este código: “Aproveite os próximos dias para avançar. A chuva deve chegar às regiões produtivas do Paraná depois do fim de semana, mais seguramente após o dia 17 de junho”, orienta Ronaldo Coutinho. Por enquanto as madrugadas seguem frias e as tardes quentes.
O Simepar aponta para terça-feira (11) manutenção do tempo estável no Paraná. Massa de ar seco segue predominando sobre boa parte do Brasil. Teremos mais um dia com poucas nuvens nas diversas regiões paranaenses, com temperaturas elevadas à tarde e baixos índices de umidade relativa.
Vencedoras do leilão de arroz terão que comprovar capacidade
Veneno de cascavel contra esclerose múltipla (souagro.net)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (10), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 10 e 17 de junho, a semana poderá apresentar acumulados de chuva que poderão ultrapassar 60 milímetros (tons em laranja), principalmente em áreas das Regiões Norte. Isso se deve à combinação do calor e alta umidade que continua influenciando as instabilidades nas regiões.
Na faixa leste do País, as chuvas devem ser beneficiadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente.
Previsão para a 1ª semana (10/06/2024 a 17/06/2024):
Região Norte: a combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60,0 milímetros (mm) em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.
Região Nordeste: há previsão de chuva na faixa leste da região, especialmente entre os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, bem como em áreas do Sealba (áreas dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia). As instabilidades nestas áreas são provocadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente que favorecerão a ocorrência de chuvas, podendo superar os 40 mm. Não se descartam pancadas de chuvas isoladas em áreas da faixa norte, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Enquanto no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de tempo quente e seco, mas não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Sul: a semana começa com tempo bom e sem chuva. Mas no final da semana, a partir dia 16, deverá ocorrer chuvas no sul do Rio Grande do Sul devido a passagem de um sistema frontal.
Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (10 e 17/06/2024). Fonte: INMET.
Na segunda semana, entre os dias 18 e 26 de junho de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70 mm no noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e Região Sul.
Previsão para a 2ª semana (18/06/2024 a 26/06/2024):
Região Norte: os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima, além de áreas do leste do Amapá com acumulados que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.
Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 60 mm na faixa leste da região. Enquanto na faixa norte da região, há previsão de chuva com menores acumulados. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: segue com previsão de tempo seco e quente em grande parte das regiões, exceto em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 40 mm.
Região Sul: a previsão é chuvas, com acumulados que podem superar os 70 mm, em áreas de Santa Catarina e Paraná.
Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (18 e 26/06/2024). Fonte: NCEP/NOAA.
(Com Inmet)