Tecnologias para Produção Pecuária Sustentável no Amazonas é o tema do Dia de Campo que acontece no dia 7 de junho , promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com a Secretaria de Produção Municipal de Manacapuru. Manejo de pastagens, melhoramento genético, sanidade animal, implantação de capineira e produção de silagem serão alguns dos temas abordados durante a programação. O evento é direcionado a técnicos agropecuários, produtores rurais, agricultores, estudantes e profissionais do setor agrícola com interesse em pecuária.
A atividade acontece na sexta-feira 7 de junho, pela manhã e à tarde, em duas fazendas do município de Manacapuru. Pela manhã, a atividade inicia às 8h, no km 71 da rodovia AM-070, sentido Manaus a Manacapuru-AM, no Rancho Paraíso da Genética. A programação conta com as seguintes palestras e apresentações em estações no campo: “Recuperação e manejo de pastagem”, apresentado por Vanderlei Tavares da consultoria GTAM; “Melhoramento genético animal”, por Ilson Nunes Freitas, do Rancho Paraíso da Genética; “Sanidade animal”, por Emílio Afonso, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas (Adaf); e Implantação de capineira e produção de silagem, pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Jeferson Macêdo.
À tarde, a programação prossegue com visita técnica à Fazenda Nilton Lins, onde será abordado tema “Inovações em produção e conservação de forragens de alta Qualidade”, conduzido pelo pesquisador da Embrapa Jeferson Macêdo e pelo consultor da GTAM, Vanderlei Tavares.
O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Gilmar Meneghetti, que integra a equipe de coordenação do Dia de Campo, ressalta que a pecuária faz parte da economia do Amazonas e está presente em mais de 14.600 estabelecimentos, predominando em municípios do Sul do Estado e Baixo Amazonas, segundo o último censo agropecuário de 2017. O pesquisador explica que a atividade vem crescendo nos últimos anos e, para avançar de forma segura, há a necessidade de superação de alguns obstáculos como melhorar a produtividade e a renda e produzir dentro das normas que regulam o ambiente. “Em termos gerais, o desafio que se coloca para o setor é o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, com índices técnicos de desempenho elevados, que gere renda para as famílias produtoras e que reduza os impactos sobre o ambiente, para isso é necessário o uso de tecnologias para a inovação na cadeia da pecuária amazonense, seja para a produção de carne ou de leite”, explica.
O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Jeferson Macêdo, que será um dos palestrantes na programação, comenta que existem várias tecnologias que podem ser adotadas para a melhoria da pecuária do Amazonas, e com este Dia de Campo, pretende-se mostrar que é possível recuperar áreas degradadas e torná-las novamente produtivas, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para promoção uma pecuária realmente sustentável no estado do Amazonas. Macêdo vai abordar sobre a implantação de capineiras com capim-elefante, podendo ser utilizado picado no cocho ou na produção de silagem.
Ele explica que uma das vantagens da silagem para a produção pecuária no Amazonas é oferecer alternativa para a baixa disponibilidade de alimento para o rebanho nos períodos de seca ou estiagem, que é uma dificuldade enfrentada anualmente por muitos pecuaristas no Amazonas. “Portanto, produzir e armazenar alimento volumoso para alimentação do gado no período seco é uma saída para melhorar o desempenho produtivo da pecuária no estado”, explica o pesquisador.
O Dia de Campo promovido pela Embrapa e Secretaria de Produção Municipal de Manacapuru tem apoio das instituições Adaf e Sebrae e das empresas Rancho Paraíso da Genética, Rancho BIGD e GTAM. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Síglia Souza (MTb 66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (92) 3303-7852