O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta destacando a ocorrência de geada forte nos próximos dias em algumas áreas específicas do Rio Grande do Sul.
Conforme a nota técnica atualizada nesta sexta-feira (10), as temperaturas vão cair significativamente, especialmente na região da Campanha e na Serra Gaúcha.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Geadas
A partir da terça-feira (14), as temperaturas mínimas devem atingir entre 3°C e 4°C nessas áreas, com previsão de geada, especialmente nas proximidades da fronteira com o Uruguai.
Na manhã seguinte, quarta-feira (15), espera-se que as temperaturas sejam ainda mais baixas, podendo chegar a 0°C e 1°C em regiões serranas, aumentando a intensidade da geada.
O Inmet destaca que a geada pode impactar negativamente a agricultura nessas regiões, sendo importante que produtores estejam atentos e adotem medidas de proteção para suas plantações e cultivos sensíveis ao frio.
Recomenda-se também que a população em geral esteja preparada para o frio intenso, especialmente nas áreas mais afetadas.
De acordo com o Inmet, a partir de segunda-feira (13) está prevista a passagem de uma frente fria mais intensa sobre a Região Sul do Brasil e o posterior ingresso de uma massa de ar frio e seco, o que irá ocasionar uma queda acentuada das temperaturas e ainda diminuir a possibilidade de chuva durante a próxima semana.
Neste dia, o período da tarde será de bastante frio em parte do Rio Grande do Sul. Em algumas localidades, a temperatura não irá passar dos 13°C, como em pontos da campanha e da serra. Em Porto Alegre e região metropolitana, as máximas devem oscilar entre 16°C e 18°C.
Ciclone e chuvas
Nesta sexta-feira, uma frente semi-estacionária estará atuando sobre a região central do Rio Grande do Sul.
Entre sexta-feira (10) e segunda-feira (13), as chuvas deverão se intensificar, especialmente no centro-leste e nordeste do estado. Isso inclui a região metropolitana de Porto Alegre, onde estão algumas bacias de captação do rio Guaíba.
Os acumulados previstos entre sexta-feira e segunda-feira poderão superar os 150 mm, o que provavelmente agravará a situação do estado.
Por outro lado, existe alta chance de formação de um ciclone extratropical sobre o oceano durante o final de semana.
Isso aumentará os ventos na faixa leste do RS, elevando o nível da Lagoa dos Patos e represando o rio Guaíba.