Opinião/informação:
Valeu muito ter ido ver de perto a abertura do INOVA AMAZÔNIA 2024. De parabéns o SEBRAE pela ideia e execução. O amazonense que não pode ir hoje, ainda tem amanhã para visitar os diversos estandes/expositores. É no Centro de Convenções Vasco Vasques. Rever amigos é muito bom, não deu para falar com todos, muita gente, bem prestigiado, mais de 5 mil presenças registradas. Gostei muito do pronunciamento do Antonio Silva, Ananda, curtos, bem objetivos, outros, no meu ponto de vista, faltou melhor preparo para o tema do INOVA.
Gostei do presidente do SEBRAE, Décio Lima, quando iniciou dizendo que: “…estava no lugar que salva o mundo…”. Ainda disse que: “...só o Brasil tem uma Amazônia…“; “…inovação com inclusão...” e finalizou dizendo que é triste “…acordar e não ter um prato de comida…”. Muito bom ouvir essas frases, é a certeza que a nossa importância, do Amazonas, já está tendo um reconhecimento bem amplo. Faltam apenas ações mais diretas, de tiro curto para reverter os 65.6% que passam fome todos os dias no lugar que salva o mundo. Tem guardiões da floresta que não conseguem mais esperar tiros médios e longos em razão das secas, cheias e queimadas espontâneas decorrentes de países que desmataram e continuam com economias poluidoras. Principalmente pelo fato desses guardiões receberam apenas R$ 50/100 reais (menos de 1% do total que protege a floresta em pé) por serviços ambientais. Esse o motivo porque falo em “tiro curto”, injeção na veia é ampliar o valor e o público que está no lugar que salva o mundo. É inaceitável pagar 50/100 reais para quem salva o mundo, por serviços ambientais. Quando vem cheia e seca, eles não tem energia, água, internet, celular, sementes, mudas e assistência técnica. Aqui nem ZEE tem.
Enfim, um grande evento, visitei vários estandes, vou divulgar as fotos em outras postagens, comprei açaí de codajás (pelo amor de DEUS, é muito bom), mel de Boa Vista do Ramos, farinha uarini (filé e a média) e o queijo Dona Lourdes.
Outro momento feliz vou ver o FÓRUM mais atuante do Amazonas, o das IGs e Marcas Coletivas, ganhando corpo, ganhando musculatura, ganhando visibilidade. Vi a Suframa com estande, FAEA/SENAR, FECOMERCIO, SFA-AM, SEDECTI, FAPEAM, FIEAM e várias cooperativas vinculadas à OCB.
Ver meu GARANTIDO com aquele coração vermelho na testa foi de emocionar, de arrepiar. Postei no instagram o vídeo com o melhor BOI da ILHA.
De parabéns SEBRAE! De parabéns todos os EXPOSITORES! É novamente a confirmação das infinitas potencialidades que temos na região, só precisa melhorar a vida do guardião da floresta e fazer nossa economia mais forte aumentando a renda de todas as classes sociais. Isso é possível, nós vamos alcançar!.
Precisamos do ZEE, urgentemente, para não desperdiçarmos esforço e dinheiro, mas é o que continua acontecendo com algumas ONGs. Devo ter esquecido outros relatos, farei se lembrar.
THOMAZ RURAL