O Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizou 888 atendimentos em abril. O programa de promoção social passou pelas cidades de Rondolândia; Pedra Preta; Rondonópolis; Alto Taquari e Juscimeira, levando serviços de saúde e cidadania para a população.
A ação conta com uma unidade de atendimento móvel totalmente equipada para serviços odontológicos, destes foram registradas 79 consultas. Também foi oferecido atendimento médico, vacinação, psicologia, corte de cabelo, alistamento militar, orientações jurídicas, emissão de documentos como RG e Cartão do SUS, além de palestras informativas sobre segurança no trânsito e entrega de sementes e mudas de plantas.
Mapa e Farsul traçam medidas emergenciais
Aprosoja arrecada recursos para atingidos pela chuva no RS
Produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, além da população do município, podem participar dos mutirões de maneira gratuita. Lembrando que é importante levar algum documento de identificação, quando tiver e ficar atento a agenda divulgada pelos Sindicatos Rurais de cada município ou pelo site do Senar-MT CLICANDO AQUI.
Segundo o gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Mocci, a ação que demanda diversas atividades é importante para levar cidadania a pessoas no interior de Mato Grosso, em áreas de difícil acesso. “Disponibilizamos unidade móvel de saúde, temos parcerias com os Sindicatos Rurais, prefeituras e instituições que ofertam juntas várias opções de atendimentos às comunidades rurais”, disse Gustavo.
Mutirão Rural é realizado por meio da parceria do Senar-MT com os Sindicatos Rurais; prefeituras municipais; Secretarias Municipais de Saúde; Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ; Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT); Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Secretaria de Agricultura e Pecuária; Tribunal Regional Eleitoral; Junta Militar; Secretarias Municipais de Assistência Social; Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB-MT); 45º Batalhão e Sicredi.
Há 25 anos o Mutirão Rural surgiu pela necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural no estado de Mato Grosso. Em 2023 foram mais de 50 mil atendimentos de saúde, cidadania e lazer para pessoas nas comunidades do interior de Mato Grosso.
(Com SENAR/MT)