No Rio Grande do Sul a chuva não dá trégua. Ainda tem previsão de muita água durante os próximos dias. A chuva também se espalhou para Santa Catarina e para parte do Paraná. O Inmet disparou alguns alertas.
No território gaúcho em razão dos grandes volumes de chuva e também em decorrência das enchentes. Em Porto Alegre o Rio Guaíba passa por uma enchente excepcional e na tarde desta sexta-feira o centro histórico precisou ser evacuado. Segundo o Metsul a inundação das ilhas é catastrófica com água com altura de até um a dois metros em diversos pontos. Espera-se ainda inundação severa no bairro Ipanema e outras áreas que não têm proteção de diques nas margens. Mais ao Sul da cidade, muitas áreas devem ter muito graves inundações, como no Lami e Guarujá.
O govenador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não esconde a preocupação. “Vai ser ser precedentes em termos de tudo que já vivemos de pior acontecendo em termos de alagamento na região metropolitana. O nível do Guaíba é histórico. O dique e muro foram colocados à prova. Não é alarmismo, são sete centímetros por hora”.
A faixa de alerta vermelho se estende para os catarinenses. Sobre território paranaense a atenção é sobre a ocorrência de tempestades, neste caso, com alerta laranja.
Para o Paraná, segundo Ronaldo Coutinho, na região Oeste, a chuva não será de grandes volumes. O Sudoeste do Estado pode registrar algum tipo de transtorno, a exemplo de Capanema que na tarde desta sexta já sofreu com alagamentos nas áreas rurais.
Já no Norte e Noroeste do Paraná o sofrimento é com a falta de chuva e também com o calor. Na divisa com São Paulo as temperaturas podem chegar a 38ºC.