A Embrapa Soja promoverá o módulo de Manejo do Solo e da Cultura, do Curso de Produção de Soja, de 17 a 21 de junho, em formato presencial, em Londrina (PR). As inscrições estão abertas aqui.
Segundo o pesquisador André Prando, o Curso de Produção de Soja promove a capacitação de produtores, técnicos e agrônomos que atuam na assistência técnica para propiciar o acesso e a aplicação de novas tecnologias que levem ao desenvolvimento das atividades no campo.
Queijo Colonial do Sudoeste vira Patrimônio Cultural do PR
Programa vai levar 100 alunos de áreas rurais para os EUA
O conteúdo desse modulo contará com as seguintes temáticas: Instalação da lavoura e integração lavoura e pecuária, manejo e conservação do solo e da água, fertilidade de solos e nutrição de plantas, manejo integrado de plantas daninhas, dessecação de pré-colheita e manejo de perdas na colheita. O Curso contará com carga horário de 36 horas.
Papel da ciência no desenvolvimento da soja no Brasil
A cultura da soja foi a que mais cresceu, no Brasil, nas últimas cinco décadas. “Podemos afirmar que o incremento contínuo da produtividade da soja, por hectare, é baseado em ciência e tecnologia, permitindo que os produtores adotem as melhores tecnologias na produção agrícola brasileira.
O Brasil consegue, assim, produzir mais em menos espaço e com bastante eficiência”, destaca o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.
Na safra 2022/23, o Brasil produziu mais de 150 milhões de toneladas de soja, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que mantém o País na liderança mundial da produção do grão, seguida dos Estados Unidos e da Argentina. Atualmente a soja é cultivada em 20 estados e no Distrito Federal e os principais estados produtores são: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.
(Com Imprensa/EMPRAPA)