O Sul do Brasil segue sob influência de sistemas meteorológicos ativos que persistem em levar chuvas persistentes à região.
As condições adversas, que já causaram impactos em diversas áreas, devem se intensificar em alguns estados nos próximos dias, com temporais e acumulados volumosos de chuva, segundo a Climatempo.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Precipitações em abril
Durante todo o mês de abril, as chuvas têm sido uma preocupação constante para os habitantes da região Sul do Brasil.
Em áreas urbanas como Florianópolis e Curitiba, as precipitações ultrapassaram as médias históricas mensais.
Florianópolis registrou um acumulado de 363 mm de chuva, acima da média de 116 mm para o mês, consolidando-se como a 3ª capital mais chuvosa do país.
Curitiba, por sua vez, registrou um total de 124 mm até o dia 25 de abril, superando significativamente sua média mensal de 88 mm.
O Rio Grande do Sul não fica atrás. Alcançando valores como os 242 mm registrados em Uruguaiana e 312,2 mm em Santiago.
Há uma tendência de que nos próximos dias mais chuva se concentre em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Previsão de chuvas para os próximos dias
- Sábado (27): Uma nova frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul durante a noite, trazendo mudanças significativas nas consequências. Para a faixa oeste, campanha, sul e central do estado, espera-se muita nebulosidade ao longo do dia, com chuvas persistentes e poucas aberturas de sol — especialmente a partir da tarde. Um alerta de tempestade é para a possibilidade de ocorrências, descrições por temporais acompanhadas de chuva volumosa, na região sul do estado. Nas regiões das Missões, norte, serrana e metropolitana, o sol pode aparecer durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva, principalmente à noite, com um alerta para possíveis temporais na região das Missões. Enquanto isso, em Santa Catarina, o tempo permanece firme, com um dia de muito calor devido ao aquecimento pré-frontal.
- Domingo (28): Destaca-se a circulação da baixa pressão no Paraguai, que contribui para a intensificação das chuvas na região. No Rio Grande do Sul, espera-se muita nebulosidade em todas as regiões, com chuvas persistentes e poucas aberturas de sol. Na faixa oeste, há previsão de pancadas de chuva à tarde, enquanto na campanha e no sul do estado, o tempo tende a ficar firme, sem chuvas. Em Santa Catarina e no sudoeste e leste do Paraná, o sol deve predominar na maior parte do dia, mas são esperadas pancadas de chuva à tarde.
- Segunda-feira (29): O tempo permanece instável em diversas regiões do Sul do Brasil. Prevê-se muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol na faixa sul, campanha, oeste, vales, central, missões, metropolitana e serrana do Rio Grande do Sul. No entanto, na faixa norte, em Santa Catarina e no sul do Paraná, o sol pode aparecer ao longo do dia. No entanto, há previsão de pancadas de chuva à tarde, com temperaturas elevadas nessas regiões.
- Terça-feira (30): Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, trazendo consigo mais instabilidade. Na faixa oeste, campanha, sul, central e metropolitana do estado, espera-se chuvas, com um alerta para possíveis temporais nessas áreas. Nas regiões das Missões e norte do estado, o sol pode aparecer ao longo do dia, mas são esperadas pancadas de chuva à tarde. Em Santa Catarina, o sol pode aparecer durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva na faixa central e leste do estado. No Paraná, o sol deve predominar ao longo do dia, sem previsão de chuvas.
Por favor, para confirmar sua inscrição clique no link enviado para o seu e-mail. Ocorreu um erro! Não foi possível realizar o cadastro.