Mariana Rezende – 22 de abril de 2024
Maximizando o Controle Financeiro e a Estabilidade Empresarial com Estratégias de Fluxo de Caixa Eficientes
Você deve ter uma ideia dos custos da sua safra estimados por orçamentos e algum planejamento, seja por meio de agenda, planilhas ou um software de gestão agrícola.
Comparar o que foi planejado versus o que foi realizado, ajuda a entender as despesas de uma forma mais clara. Assim, com um fluxo de caixa organizado, é possível verificar os seus gastos e como estão as finanças da fazenda para a próxima safra e se preparar para imprevistos.
O que é fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite acompanhar as movimentações financeiras da empresa. Ou seja, as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa.
Existem 4 itens principais no fluxo de caixa:
- Saldo inicial: quantia disponível no início do período;
- Receitas: entrada de dinheiro em caixa;
- Despesas: saída de dinheiro;
- Saldo acumulado: dinheiro disponível no fim do período. Diferença entre saldo inicial e todas as entradas e saídas do período.
Fluxo de caixa rural: faça em 4 passos simples (+ planilha grátis)
Como realizar o fluxo de caixa
- Detalhe e registre todas as fontes de receita e despesas
- Separe suas despesas familiares e as despesas da fazenda
- Prepare seu fluxo de caixa mensalmente
- Continue revendo, monitorando e alteranto seu fluxo de caixa
Vantagens do fluxo de caixa
- Curto prazo: permite ao produtor escolher as melhores datas para pagar fornecedores e saber se há capital disponível para manter as atividades da propriedade;
- Médio prazo; permite prever e planejar a necessidade de captar empréstimos ou renegociar dívidas, assim como aumentar o investimento e crescer;
- Longo prazo: permite criar reservas e alocar os recursos na expansão para alcançar objetivos maiores. Além disso, garante maior segurança para tomar decisões financeiras.
Como ter um fluxo de caixa eficiente
Para ter o controle do fluxo de entradas e saídas de recursos, é importante conhecer cada informação para que, caso ocorra alguma intercorrência, o gestor saiba como agir.
Para ter um fluxo de caixa eficiente:
- Faça o registro diário de entradas e saídas;
- Analise o saldo diariamente e em períodos futuros;
- Em situação de saldo positivo, tome decisões sobre investimentos e aplicação do recurso;
- Faça projeção dos pagamentos e recebimentos;
- Em situação de saldo negativo, tome decisões sobre a necessidade de capital de giro.
Como reduzir o custo da safra com um fluxo de caixa efetivo
Use um software agrícola para fazer seu fluxo de caixa de forma descomplicada e rápida
Manter um fluxo de caixa organizado e eficiente é trabalhoso e complicado. Dessa forma, a tecnologia pode ser uma aliada para simplificar e deixar mais eficiente esse processo.
Com o Aegro, você consegue simplificar sua gestão financeira e rural, com planejamento de safra, monitoramento de estoque e máquinas, controle financeiro e operacionais e dados confiáveis direto da lavoura.
No software, na aba “Fluxo de Caixa”, é possível consultar os lançamentos das receitas, despesas e transferências que possuem parcelas à vista ou a prazo. Ou seja, o cadastro do seu saldo atual, saldo de entrada, de saída e saldo final.
Como funciona a aba “Fluxo de Caixa” no Aegro?
Sou formada em economia e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente sou doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia e graduanda de Ciências Contábeis na mesma instituição.