Você consegue imaginar uma panela com capacidade de quase 7.500 litros? Sim é realmente gigante e existe. Pesa mais de 12 toneladas e pertencia ao empresário de Joinville, José Bittencourt Rodrigues (in memorian). A super panela passou a ser emprestada pelo dono para uma participação importante na Festa de Armazém, cidade do Sul de Santa Catarina, conhecida como a capital catarinense da tilápia.
A Festa Regional da Tilápia entra em sua terceira edição no próximo domingo (28) e impressionar é um dos objetivos, desde que o evento foi criado. Serão preparados na super panela o gigante caldo de tilápia. E não é força de expressão. Uma receita que leva mais de 700 kg de peixe, 500 quilos de temperos (cebolinha, salsinha, louro, alho-poró). O prato leva tomate, banha suína e caldo de galinha. No total 2.500 litros de caldo para alimentar 4.500 pessoas.
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Selo de sanidade agroindustrial chega a 135 municípios
E como movimentar todo esse volume? Tudo além de planejado, foi executado pensando no sucesso. O caldo é mexido com duas enormes colheres de ferro, feitas especialmente para esta finalidade. Outra pergunta recorrente é como o caldo será servido. A resposta é: com auxílio de uma retroescavadeira.
A máquina auxilia a retirada do caldo da panela, que passa por um filtro, e é despejado em panelas menores, para então ser servido ao público.
(Com Prefeitura de Armazém-SC)