Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Após a desincompatibilização do Engenheiro Agrônomo Luciano Melo, do cargo de Secretário Municipal de Produção, que é pré-candidato a vereador do agro, Lúcio Flávio confirma Pedro Chaves para comandar a importante pasta do setor primário de Manicoré.
Continua após a publicidade..
De acordo com Pedro Chaves, a nova missão é de grande responsabilidade profissional e o desafio de gerir uma secretaria de produção rural refete diretamente no desenvolvimento econômico de Manicoré e na qualidade de vida das pessoas que dependem do setor agropecuário e florestal. Contar com a confiança do prefeito Lúcio Flávio, o apoio da sua equipe técnica e administrativa da SEMAPA, além de apoio dos agricultores familiares, extrativistas, povos originários e produtores rurais será de fundamental importância para tornar Manicoré mais forte e produtiva, afirmou.
Localizada no sul do Amazonas, banhada pelo Rio Madeira e cortada pela BR 319 e BR 230 (Transamazônica), Manicoré é uma cidade que fica estratégicamente entre as capitais de Rondônia, Porto Velho e a do Amazonas, Manaus, e destaque-se na produção de melancia, castanha, borracha natural, banana, pecuária, pesca artesanal e grande parte de sua população vive na zona rural. Os principais eventos do setor primário com destaque regional é a Exposição Agropecuária de Manicoré -EXPOMANI, a Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupi – EXPOMAT, a Festa da Melancia, Festa da Banana, Festa do Cacau, Festa do Açaí, Festa da Galinha Caipira e Festa do Mel.
Perfil Profissional
Continua após a publicidade..
Pedro Chaves, 39, natural de Urucará, é Engenheiro Agrônomo (2009), Técnico em Zootecnia (2002), Pós-graduação MBA em Gestão e Políticas Públicas com ênfase em crédito rural (2015), Mestrado em Agricultura pelo INPA (2016) e Doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas em parceria com Embrapa Amazônia Ocidental (2023).
Em 2009, recém formado, iniciou suas atividades na Secretaria de Produção e Abastecimento de Urucará e em seguinda assumiu como engenheiro agrônomo responsável técnico na Empresa Traço Rastreabilidade e Certificação Rural.
Em 2010, iniciou sua trajetória profissional no IDAM de Manicoré como Engenheiro Agrônomo atuando fortemente na assistência técnica e extensão rural a produtores de várzea e terra firme, com destaque na elaboração de projetos de crédito rural da AFEAM para custeio e investimentos agrícolas e pecuários, e crédito do PRONAF para aquisição de frotas de tratores, máquinas e implementos agrícolas, caminhões, em parceria com a prefeitura, no fortalecimento de cooperativas, associações, agroindústrias, na capacitação de técnicos e agricultores familiares e participação efetiva na organização da EXPOMANI.
Em 2012 foi transferido para Unidade Local do IDAM em Urucará onde atuou nos serviços de ATER, participou da maior ação de crédito rural do PRONAF e AFEAM já ocorrida no município, e criou a planilha inteligente de elaboração de projetos de crédito rural do IDAM e AFEAM vigente até os dias atuais. Em 2014, inicia o mestrado no INPA e suas atividades como Engenheiro Agrônomo na Gerência Estadual de Crédito Rural do IDAM Central, assumindo a Gerência em 2016, contribuindo tecnicamente na padronização e automatização de processos, relatórios de gestão e controle, laudos e projetos técnicos. Em 2018, assume a Gerência Estadual de Produção Vegetal IDAM onde sua maior atuação foi no apoio a distribuição de sementes durante a pandemia, implantação de unidades demonstrativas e aperfeiçoamento de técnicos e beneficiários. Nesse período também iniciou o curso de Doutorado na UFAM. Em 2021, assume a Gerência Estadual de Capacitação e Metodologia de Assistência Técnica e Extensão do IDAM, a coordenação de apoio ao Fomento Agropecuário, reativando a Biblioteca do IDAM e criou a coordenação do núcleo de tecnologia de serviços gráficos do IDAM, simultaneamente. Atuou fortemente na capacitação de técnicos e beneficiários com destaque para os cursos de mecanização, tecnologias agrícolas, dias de campo, implantação de unidade demonstrativa de guaraná em Manacapuru e na formação dos novos novos concursados, contribuindo para que o IDAM se destacasse a nível nacional entre as instituições de ATER que mais realizaram capacitação nos últimos anos. Durante esse período também coordenou a nível estadual os projetos prioritários de milho, feijão e o projeto prioritário de fortalecimento da cadeia produtiva do guaraná (2019 a 2024).
Foi conselheiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA-AM (2017-2019) e vice presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas- AEAEA (2018-2020).
Em 2024, criou a empresa PCSX Consultoria e Tecnologias Sustentáveis para desenvolver atividades ligadas aos setores produtivo, inovação e educação.
É professor de educação técnica e tecnológica desde 2011, tendo atuado pelo CETAM e SENAR em Manicoré, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Manaus e Boca do Acre em cursos técnicos de agropecuária, agronegócios e edificações.
Continua após a publicidade..
Conhecedor da região do sul amazonense, além da realidade de todos os municípios do Estado, Pedro Chaves têm boa relação dentro do IDAM, ADAF, ADS, Sepror, Embrapa e demais secretarias municipais de produção as quais teve oportunidade de apoiar na capacitação técnica de produtores e técnicos, além de incentivar o uso de novas tecnologias, inovação e apoiar no acesso as principais políticas públicas como o crédito rural via AFEAM, PRONAF via Banco da Amazônia e Banco do Brasil, PAA, PREME, Garantia Safra e Projetos do Fundo de Promoção Social
-FPS, entre outros.
THOMAZ RURAL