A circulação marítima causada pela combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas provocam chuvas persistentes e volumosas no litoral catarinense, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Nas áreas em laranja do mapa, são esperados de 200 a 300 mm até o domingo (14), com pontuais que podem superar os 350 mm e sendo a sexta-feira e o sábado os dias mais críticos. Nas áreas em amarelo, os volumes devem ficar entre 70 e 150 mm até o domingo (14), pontualmente podendo chegar aos 200 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas áreas em laranja do mapa, moderado nas área em amarelo e baixo nas áreas em verde.
A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões catarinenses. Reiteramos a necessidade de acompanhar diariamente as atualizações das notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC e demais órgãos oficiais de meteorologia.
Recomendações para a população:
Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência. Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.
(Com Defesa Civil/Gov/SC)