Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Este espaço está aberto para divulgar um comentário do atual titular da SEMA, com origem na FAS (Fundação Amazônia Sustentável), sobre o grande acontecimento de ontem com a licença AMBIENTAL para explorar o Potássio no Amazonas. O IPAAM, como divulgo abaixo, é vinculado ao titular da SEMA que estava na plateia (foto). Uma participação discreta na solenidade, bem diferente quando o evento é no MMA, Europa, Estados Unidos e nas COPs. Será que o motivo é porque envolve MINERAÇÃO no preservado Amazonas? Será que é porque os financiadores do Fundo Amazônia e do Fundo Floresta (banco alemão) não iriam ficar nada satisfeitos se o holofote estivesse no titular da SEMA nessa ação que gera emprego e renda no Amazonas com 65.6% de pobres?
Continua após a publicidade..
Bem, não sei o motivo, mas que foi uma participação muito discreta foi. Veja nas matérias de vários jornais (abaixo) se você encontra alguma citação ao nome do titular da SEMA, não vi uma foto segurando a licença ambiental. O govenador tirou várias fotos, mas o titular da SEMA eu não vi (mas o espaço está aberto para divulgar, posso ter passado batido).
Insisto nessa pauta, nessa direção, porque não é nada boa essa sinalização discreta do titular da SEMA em evento grandioso que envolve licença de mineração no Amazonas. Me passa a impressão de insegurança quando não vejo o titular da área ambiental do Amazonas mostrar esse troféu ambiental (licença) que inicia nova matriz econômica no Amazonas. Queria ver e publicar uma foto do titular da SEMA com o titular do IPAAM segurando esse troféu que levamos 15 anos para conquistar. Aí sim, passaria segurança, até porque é a primeira licença de muitas que ainda virão.
Aproveito para divulgar matéria do G1 com o nome dos países que o Brasil importa fertilizante. É uma lista, vejam os países que estão em 4, 5, 11 e 15 lugares…vocês vão lembrar de alguma coincidência com o Fundo Amazônia. Lá pode tudo, aqui só depois de 15 anos.
Continua após a publicidade..
Feito o alerta!
THOMAZ RURAL
Continua após a publicidade..