Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Veja como estamos em água, esgoto, banheiro e coleta de lixo. Já percebi que estão fazendo com o governador Wilson Lima o mesmo que fizeram com governador do passado. Devem estar dizendo ao comandante do executivo que ele será o governador referência mundial em meio ambiente e sustentabilidade, que vai rodar o mundo fazendo palestras, só esquecem de dizer ao governador que pode aparecer alguém na plateia levantando o braço e dizendo: “…o que adiante se vocês tem 65.6% abaixo da linha de pobreza, sem ter o que comer”.
Continua após a publicidade..
Nos Estados Unidos e Europa não farão essa pergunta, porque é isso que querem, miséria, isolamento e pobreza por aqui, mas se a palestra for no Brasil, aqui mesmo no Amazonas, depois de deixar o governo (os puxa sacos somem, o celular nem toca) essa pergunta vai aparecer, inclusive de políticos locais que vão esquecer o passado e jogar no colo do governador em 2026 tudo de ruim que construíram até 2018.
Gosto do Wilson, já fez pelo AGRO o que outros não fizeram (ainda tem pendências), mas continua mal assessorado na área ambiental pública e privada. Captar recursos internacionais nunca foi bom para a família da canoa, talvez para alguns globais, mas para o objetivo de todo gestor público, esse nunca viu.
Respeito qualquer decisão, não tenho a caneta, mas deixar de opinar o governador sabe que não faz parte do meu jeito. O mapa do Brasil abaixo é triste ao Amazonas…alguns doutores ainda vem falar em bioeconomia (que já existe desde que Cabral chegou aqui) como a salvação do planeta. Fala sério!
Continua após a publicidade..
Não ganhamos nada com a floresta em pé, PIM sempre atacado, e as demais atividades econômicas com o freio de mão puxado. Europa preserva 4%, aqui 80% e nada anda, tudo trava.
Esse livro foi feito pela IDAM/SEPROR no primeiro ano da gestão do governador Wilson Lima. Está nele a direção de TUDO (21 potencialidades), mas os doutores em clima e ambiente nem ligam, ignoram e ainda tiraram 78 milhões do estado, do IDAM, que faria uma gigantesca diferença na ponta.
THOMAZ RURAL
Continua após a publicidade..
Veja quantas pessoas têm água, esgoto, banheiro e coleta de lixo na sua cidade
Novos dados divulgados do Censo 2022 divulgados no último dia 23 de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram como é o acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil.
Os indicadores melhoraram desde 2010. O percentual de pessoas vivendo em lares:
Continua após a publicidade..
• com descarte adequado de esgoto subiu de 64,5% para 75,5;
• com banheiro exclusivo (não compartilhado), de 64,5% para 97,8%;
• com coleta de lixo, de 85,8% para 90,9%;
• com ligação à rede geral de água (a forma mais comum), de 81,5% para 86,6% (incluídos os que não utilizam a rede como forma principal).
Ainda assim, em 2022, o Brasil tinha:
• 49 milhões de pessoas em residências sem descarte adequado de esgoto (24% da população);
• 18 milhões sem coleta de lixo (9%);
• 6 milhões sem abastecimento de água adequado (3%);
• 1,2 milhão sem banheiro ou sequer um sanitário (0,6%).
Em 2022, as formas consideradas adequadas de abastecimento de água eram: rede de distribuição (82,9%), poço profundo ou artesiano (9%), poço raso, freático ou cacimba (3,2%) e fonte, nascente ou mina: (1,9%).
São duas as formas consideradas adequadas de descarte adequado de esgoto: o esgoto que vai para as redes públicas de coleta (geral ou pluvial) ou para fossas sépticas ou com filtro, ainda que depois de passar por esses equipamentos não sejam destinados para essas redes.
Veja, no mapa interativo na reportagem abaixo, a situação do seu município.
Outros dados do Censo 2022
As informações do Censo 2022 começaram a ser divulgadas em junho de 2023. Desde então, foi possível saber que:
• O Brasil tem 203 milhões de habitantes, número menor do que era estimado pelas projeções iniciais;
• O país segue se tornando cada vez mais feminino e mais velho. A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos (em 2010) para 35 anos (em 2022).
Leia mais em tinyurl.com/3nmt24hb
*Curta a página Curiosidades Cartográficas no Facebook em bit.ly/cartocurious