Em parceria com os principais nomes da indústria, que atendem 70% do mercado de insumos, a empresa viabiliza crédito para toda a cadeia
Com atuação no mercado de crédito digital rural há seis anos, a Farmtech tem como objetivo mudar a forma como a cadeia do agronegócio se relaciona com o crédito. Por meio de parcerias com grandes nomes da indústria e de revendas de insumos agrícolas, a empresa opera como um grande orquestrador para a viabilização do crédito ao setor através das cadeias econômicas.
A Farmtech foi responsável pela liberação de mais de 6,5 bilhões de reais em crédito aos parceiros somente no ano de 2022, totalizando mais de 17 bilhões operacionalizados, em mais de 160 mil operações de crédito desde a sua fundação, em 2017. A expectativa é passar de 20 bilhões nos próximos meses.
Por meio de programas personalizados, a Farmtech possibilita que a indústria, revendas, cooperativas e o produtor rural tenham recursos disponíveis para a aquisição dos insumos agrícolas no prazo safra, sem que comprometam o seu fluxo de caixa e em uma jornada simplificada.
“O produtor rural hoje tem uma especificidade única em suas aquisições para a safra. Ele faz uma compra técnica e em sua jornada temos o papel de simplificar esta operação. Conseguimos disponibilizar crédito para nossos parceiros e clientes de forma rápida, descomplicada e alinhado à sua jornada de aquisição de insumos agrícolas”, explica o CEO da Farmtech, Rafael Pilla.
Procurada cada vez mais pelas indústrias e revendas, a fintech tem crescido exponencialmente nos últimos cinco anos e em poucos anos virou a principal ferramenta de financiamento a prazo no mercado de insumos agrícolas no Brasil. Desde 2017, já realizou operações com mais de 1.500 revendas em todo o Brasil e possui uma carteira de mais de 12 mil clientes atendidos através das suas operações.
As soluções da Farmtech atingem 70% do mercado de defensivos e sementes no Brasil e próximo a 40% do mercado de fertilizantes, segundo a empresa. Além disso, a Farmtech tem sido a solução adotada pelos maiores grupos varejistas de insumos, que representam cerca de 40% das vendas ao público final. Dos oito maiores grupos varejistas no Brasil, quatro utilizam as soluções da empresa.
Soluções da Farmtech
“Um dos pontos únicos da Farmtech é que conectamos a cadeia de ponta a ponta através do crédito, da indústria de insumos, passando pelas revendas até o produtor rural. Com a nossa expertise de mais de 20 anos no mercado de crédito agrícola, sabemos exatamente onde estão os gargalos da cadeia. Nossas soluções de crédito têm propósito claro: de um lado, acelerar as vendas dos nossos parceiros, e de outro facilitar a jornada de compra a prazo pelos produtores rurais. Por conta da abrangência das nossas parcerias, onde segundo nossas estimativas ultrapassam 70% do mercado de insumos agrícolas no Brasil, desenvolvemos uma visão privilegiada das demandas e necessidades de vendas a prazo do setor, em todos os elos da cadeia. A partir disso, conseguimos entregar soluções que realmente desatam alguns dos principais nós no financiamento agrícola no Brasil”, pondera Pilla.
Com a expectativa de crescimento acima de 50% em 2023, o ano de 2022 fechou com R$ 6,5 bilhões de reais viabilizados por meio dos programas de crédito, um aumento de 75% em relação a 2021.
Tecnologia e agilidade para ofertar crédito agrícola
Ao fundarem a Farmtech, Rafael Pilla, Hiram Maisonnave e Ricardo Alves, junto com uma equipe de executivos experientes no mercado financeiro e no agro, logo perceberam que as dores no financiamento à cadeia do agro não passavam apenas pela carência de recursos financeiros, mas principalmente pela experiência associada ao processo de financiamento das vendas.
“Percebemos que o mercado estava carente não apenas de recursos para o financiamento de insumos, mas principalmente de soluções que permitissem que o processo de compra e vendas de insumos a prazo ocorresse de forma mais simples, integrado aos processos comerciais dos nossos parceiros, de forma segura e escalável. Nesse contexto é que aplicamos tecnologia para destravar processos que até então eram altamente burocráticos e morosos. Nossa visão é de que a tecnologia deve ser aplicada com o propósito de resolver dores reais dos nossos parceiros e clientes, assim como entregar ganhos concretos à cadeia do agro. Não acreditamos em desenvolver primeiro tecnologias, para então buscar aplicações futuras depois”, conta o CEO.
“Acreditamos em parcerias duradouras e profundas. É desta forma que conseguimos compreender a dinâmica de cada cadeia econômica e desenvolver soluções que resolvam efetivamente as principais dores de cada parceiro. Sempre fizemos questão de promover a integração das soluções na cadeia de ponta a ponta. Dessa forma, conseguimos entregar soluções embedded aos processos dos nossos parceiros, com alta escalabilidade e flexibilidade, para se adaptarem à evolução do seu processo comercial, assim como, acompanharmos no seu crescimento de vendas”, destaca o CCO da Farmtech, Ricardo Alves.
“Com a visibilidade que desenvolvemos na dinâmica da cadeia do agro, conseguimos desenvolver um amplo leque de soluções para fomentar as vendas dos nossos parceiros e proporcionar uma jornada simples de compras a prazo pelo produtor. Aplicamos diferentes tecnologias e canais, de acordo com as necessidades dos nossos parceiros, desde ferramentas de análise e gestão da carteira de clientes, auto-serviço em transações, crédito, APPs. Todas estas ferramentas tecnológicas podem ser consumidas de forma independente ou integrada às diferentes propostas comerciais dos nossos parceiros. Nossas soluções estão rapidamente tornando-se as soluções de crédito padrão para os principais players do mercado de insumos agrícolas”, finaliza Ricardo Alves.