A nutrição é um dos pilares fundamentais da pecuária. Através de um plano nutricional adequado, o produtor consegue produzir mais arrobas utilizando menor recurso financeiro, o que é fundamental para garantir uma operação rentável.
Diversos insumos podem ser utilizados, por exemplo, no confinamentos: silagem de milho, farelo de algodão, farelo de soja e cana-de-açúcar são algumas das opções mais utilizadas.
Com tantas alternativas, cabe ao produtor analisar qual delas está oferecendo o melhor custo-benefício naquele momento.
Nesse sentido, de 2023 para cá, a dieta do grão inteiro tem aumentado sua participação nos confinamentos brasileiros, principalmente por conta de uma queda brusca ocorrida nas cotações do milho nos últimos meses.
O que é a dieta do grão inteiro?
A dieta do grão inteiro é composta, majoritariamente, por grãos inteiros de milho, sem que eles passem por nenhum tipo de processamento como a moagem, por exemplo.
Nesse tipo de dieta, os grãos costumam ser combinados com pellets, que trazem macro e microminerais importantes para que os animais elevem seu desempenho nutricional.
Cotação do milho caiu 24,36% em 2023, segundo a Scot Consultoria
Com a safra recorde de milho em 2023, os produtores do grão viram a cotação da saca de 60kg cair 24,36% em 2023, segundo levantamento da Scot Consultoria — no primeiro dia do ano, a cotação era de R$90,50; no último, de R$68,45.
Para o pecuarista, que vê na alimentação do gado um de seus principais custos, esse cenário criou a oportunidade perfeita para cortar despesas, fazendo a popularidade desse tipo de dieta aumentar Brasil afora.
Além de ser uma opção economicamente vantajosa para o momento, a dieta também é colocada por especialistas como muito eficiente. Seus principais diferenciais são o baixo investimento inicial, alto nível energético e melhor rendimento e acabamento de carcaça.
Encontro de Confinamento e Recriadores discutirá estratégias nutricionais
O Encontro de Confinamento e Recriadores, da Scot Consultoria, acontecerá em breve e discutirá temas como sanidade, bem-estar animal, gestão de pessoas e estratégias nutricionais no confinamento.
Em 2024, o evento contará com um dia inteiro de palestras e debates sobre o mercado do boi, no qual os especialistas discutirão, por exemplo, o momento atual de cada insumo e o quanto eles podem ser vantajosos financeiramente para o produtor.
O Encontro de Confinamento e Recriadores ocorrerá de 9 a 12 de abril, em Ribeirão Preto – SP e Barretos – SP. Acesse o site do evento para mais informações.
Encontro de Confinamento e Recriadores
De 9 a 12 de abril de 2024 (os três primeiros dias no centro de eventos do Ribeirão Shopping e o dia de campo em Barretos no Confinamento Monte Alegre – CMA)
WhatsApp assessoria: 17 98190-7859
Dúvidas sobre o evento: 17 99783-1723 ou 17 3343 5111