Continua após a publicidade..
Cidade Empreendedora: Envira investe em capacitação para artesãos locais
As capacitações fazem parte do eixo estratégico de inclusão produtiva do Programa
Continua após a publicidade..
A Prefeitura de Envira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Sebrae Amazonas, através do Programa Cidade Empreendedora, ofertou, entre 28 de fevereiro a 15 de março, cursos de confecção de flores, cesta com fibra de bananeira, artesanato recicláveis e pintura em tecido para artesãos do município.
As capacitações fazem parte do eixo estratégico de inclusão produtiva, que tem o objetivo de promover a inserção socioeconômica de pessoas em vulnerabilidade ao mercado de trabalho e geração de oportunidade, emprego e renda. As capacitações visam incentivar o empreendedorismo sustentável, utilizando materiais recicláveis.
Para Francisca Daimar de França, 50, os cursos oportunizaram ampliar o conhecimento em relação aos artesanatos e aos materiais que podem ser reutilizáveis. “Para mim, foi uma novidade muito grande, nunca imaginei que a gente pudesse fazer coisas tão bonitas com reciclagem e também, tratando-se da fibra da bananeira, a gente conheceu um pouco porque são coisas que existem na nossa região e, no entanto, a gente nem dá valor para esse tipo de material, então assim eu fiquei muito satisfeita e espero ter outras oportunidades para a gente poder ampliar o nosso conhecimento com relação aos artesanatos”, relata Francisca, que participou de todos os cursos de inclusão produtiva.
Continua após a publicidade..
A fim de incentivar a continuidade da criação das peças artesanais, os artesãos participantes das capacitações realizaram uma exposição dos produtos confeccionados durante o período de aprendizado. A consultora do Sebrae-AM, Hagar Crispim de Carvalho, enfatiza que as capacitações desempenharam um papel fundamental no estímulo ao empreendedorismo, bem como na motivação dos alunos.
“A participação ativa dos alunos foi essencial, tanto no desenvolvimento dos cursos quanto na interação durante as capacitações. É gratificante ouvir o engajamento dos participantes, que é um grupo comprometido com o aprendizado e o desenvolvimento de suas habilidades artesanais”, relata a consultora.
O secretário da SEMAS, Marcos Gurgel, enfatiza que o programa executado pela prefeitura, em parceria com o Sebrae-AM, também proporciona um convívio social entre os artesãos.
Continua após a publicidade..
“Além de oferecer cursos de atualização e de capacitação, são criados grupos de troca de experiências e de conhecimentos, a fim de que os alunos tenham novas possibilidades, tanto emocionais quanto economicamente. São medidas essenciais para promover a transformação socioambiental”, pontua Gurgel.
Também foram realizadas capacitações do eixo estratégico da Sala do Empreendedor, de 26 de fevereiro a 03 de março, com consultoria em gestão financeira e atendimento ao cliente.
Em Envira, o Cidade Empreendedora desenvolveu mais de 100 ações em 2023, incluindo cursos como Liderança e Gestão no Setor Público, Panificação, Consultoria de Licenciamento Ambiental e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), Planejamento Estratégico, Oficinas de Mídias Digitais, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Melhorias em Produtos Alimentícios, Workshop de Educação Empreendedora, além do beneficiamento do pescado, entre outros.
Continua após a publicidade..
Com demandas identificadas em oito secretarias, o programa atingiu diferentes níveis de execução nas seguintes áreas: administração, esporte, saúde, produção rural, assistência social, gabinete e meio ambiente. Entre consultorias e capacitações. Para 2024, a prefeitura pretende pactuar um novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora, com a realização de mais ações para dar continuidade ao aceleramento do desenvolvimento socioeconômico no município.