A 39ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), a ser promovida pela Embrapa Soja, nos dias 26 e 27 de junho de 2024, em Londrina (PR), está com as inscrições abertas no site oficial do evento. A RPS deverá reunir aproximadamente 500 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva – técnicos, pesquisadores, professores, produtores e acadêmicos. Este evento, que é o principal fórum da sojicultura nacional, tem por objetivo apresentar os principais avanços da pesquisa, debater as dificuldades ocorridas na safra de soja e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os envolvidos com a cadeia desse grão.
A presidente da RPS Claudine Seixas, pesquisadora da Embrapa Soja, explica que a programação do evento irá contar com as discussões sobre as tendências de mercado, as novas tecnologias e as novidades que impactam o sistema de produção de soja. “Também serão promovidos painéis e palestras sobre temas relevantes para a soja, que tratarão de atualidades e dos desafios nos sistemas de produção em que a cultura da soja está inserida”, afirma Claudine.
A programação técnica contará com temáticas relacionadas à Genética e Melhoramento, Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia dos Solos, Entomologia, Plantas Daninhas, Fitopatologia, Tecnologia de Sementes, Pós-Colheita e Segurança Alimentar. Além disso, serão promovidos debates a respeito de grandes temas transversais à atividade agrícola e de pesquisa, como Soja Baixo Carbono, Agricultura Digital, Genética e novas ferramentas da Biotecnologia e Bioinsumos.
Relare
Em parceria com a RPS, será realizada a 20ª Reunião da Rede de Laboratórios para Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologias de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare). Criada em meados da década de 1980, o principal objetivo desse evento é reunir pesquisadores, professores, técnicos, produtores rurais e representantes das indústrias nacionais de bioinsumos, do Ministério da Agricultura e Pecuária e de outras entidades do poder público, para discutir e trocar experiências sobre desafios, tendências e o que há de atual sobre a tecnologia de inoculantes microbiológicos de interesse agrícola.
A Relare tem o intuito de auxiliar a transferência dos resultados da pesquisa para a indústria; ajudar na normatização de regras para a certificação de produtos biológicos de qualidade; estimular o mercado nacional promovendo o uso de novos produtos e apoiar a difusão de novas tecnologias associadas ao uso de microrganismos promotores de crescimento de plantas no Brasil. Para mais informações, acesse aqui.
Soja no Brasil
Na safra 2022/23, o Brasil produziu aproximadamente 150 milhões de toneladas de soja, em cerca de 44 milhões de hectares, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que mantém o País na liderança mundial da produção do grão, seguida dos Estados Unidos e da Argentina. A cultura da soja foi a que mais cresceu no Brasil nas últimas cinco décadas, tanto que de 1973 até 2023, a produção aumentou 38 vezes, saltando de 3,2 milhões para aproximadamente 150 milhões de toneladas. A produtividade média brasileira é de 3.500Kg/ha e os principais estados produtores, na safra 22/23, foram: Mato Grosso (45 milhões de toneladas), Paraná (22 milhões de toneladas) e Rio Grande do Sul (13 milhões de toneladas).
SERVIÇO
39ª Reunião de Pesquisa de Soja
Data: 26 e 27 de junho
Inscrições aqui: https://reuniaodesoja.com.br/
display: block