Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
A ação do SENAR foi realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no município de Rio Preto da Eva. Contou com a parceria da prefeitura, do Exército, Corpo de Bombeiros, voluntários e do Sindicato Rural de Rio Preto da Eva.
Continua após a publicidade..
Abaixo, matéria da assessoria de imprensa dando mais detalhes sobre a ação.
THOMAZ RURAL
Na última sexta-feira, 1º de março, o Senar Amazonas (Senar-AR/AM) realizou, em parceria com o Sindicato Rural de Rio Preto da Eva, uma ação de Saúde Preventiva, com foco na saúde do homem e da mulher rural. A localidade escolhida para receber a ação, foi a comunidade Nossa Senhora Aparecida, que fica no quilômetro 106 do município. Os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do local e no Centro Comunitário.
Continua após a publicidade..
Foram oferecidos à comunidade por profissionais clínicos (médicos e dentista) do Exército Brasileiro, atendimentos gratuitos nas áreas de clínica geral e ortopedia, além de atendimento odontológico. Foram ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, serviços de triagem médica, farmácia, vacinação, testes rápidos e exames preventivos.
Em parceria com o centro comunitário, foram realizados atendimentos no espaço sindical rural e corte de cabelo. A ação contou ainda com uma palestra do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) sobre prevenção de acidentes no campo.
Participaram da abertura do evento, o presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, o secretário de produção rural de Rio Preto da Eva e presidente do sindicato rural do município, Eduardo Castelo, o 2º tenente, Henrique Grassi, representando o Exército Brasileiro, o tenente Rodolpho, do CBMAM, a representante da comunidade, Ana Cláudia Vasconcelos e o vereador, Aldejane da Silva Ferreira.
Continua após a publicidade..
Em sua fala, o presidente do Sistema, Muni Lourenço, destacou a atuação do Senar Amazonas também na parte de Promoção Social e dentro deste contexto, no foco da saúde preventiva. “Hoje nós temos aqui um evento de Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural trazendo essa oportunidade para a comunidade, para que as famílias rurais possam ser atendidas porque nós não vivemos só de trabalho. Temos que cuidar da nossa saúde, porque sem ela não temos como continuar produzindo”, disse, na ocasião.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, ressaltou aos presentes a importância da prevenção, mas sobretudo da continuidade dos tratamentos propostos pelos profissionais. “O Senar vem para despertar e reunir os parceiros, mas essa continuidade é de grande responsabilidade de vocês. A saúde, em todos os âmbitos, é responsabilidade de cada um. Que vocês possam fazer bom proveito não só dos atendimentos, mas também das palestras de conscientização ofertadas”.
Também estiveram presentes durante toda a ação, o gerente da área técnica do Senar-AR/AM, Jean Mendes e equipe técnica da instituição – a responsável pelo programa de Promoção Social (PS), a pedagoga Fernanda Melo, o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Guimarães e a responsável pelo programa de Formação Profissional Rural (FPR), Ana Pimenta.Para ser realizado, o evento teve o apoio do Exército Brasileiro, da Secretaria de Saúde de Rio Preto da Eva e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Continua após a publicidade..
O Programa
Nos últimos anos, o SENAR ampliou os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida, com dois programas: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural, trazendo como proposta, um olhar para a saúde integral.
Para realizar as ações de Promoção Social para a Saúde Preventiva no campo, o SENAR conta com diversos parceiros, que vão desde as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como outras parcerias locais que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.
Essas parcerias técnico-científica têm como foco a promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, por meio de informações qualificadas sobre as doenças que mais impactam a população rural, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/Faea.Senar/