Durante a Expodireto Cotrijal, companhia leva aos produtores gaúchos inovação em fungicida que controla a principal doença da soja e protege o potencial produtivo da lavoura
Durante participação na Expodireto Cotrijal 2024, que acontece nesta semana, de 4 a 8 de março, a ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, reforça a importância do manejo eficiente da ferrugem da soja no Rio Grande do Sul, que enfrenta um cenário diferente e mais desafiador nesta safra em comparação com a anterior.
Devido em boa parte ao El Niño, o estado vem sofrendo com a alta pressão de ferrugem por todo o território, enquanto no ano passado a presença da doença foi praticamente localizada, de acordo com agrônomos da ADAMA, devido à forte estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul, ocorrendo somente em regiões pontuais e mais próximo do final da safra. Já nesta, 2023/24, foram registrados 103 casos de ferrugem no estado, sendo 66 em janeiro e fevereiro, de acordo com dados do Consórcio Antiferrugem.
Embora ainda não haja dados numéricos de perda de produtividade no Rio Grande do Sul devido à ferrugem, a ADAMA ressalta que o potencial de perda provocada pela doença pode chegar próximo de 90% da produtividade, dependendo do nível de severidade da doença na área. Diante desse cenário, a ADAMA tem enfatizado aos produtores gaúchos a importância de utilizar soluções completas, com alta eficácia e tecnologia em formulação, que entregam melhor performance.
“O uso adequado de ferramentas robustas e com amplo espectro de controle, como Almada®, único fungicida pronto para uso no mercado com tecnologia exclusiva, se torna fundamental para proteger o potencial produtivo da soja”, destaca Eduardo Martinez, gerente de Produto (Fungicidas) da ADAMA.
Apontado pelo segundo ano consecutivo como o fungicida mais eficaz no controle da ferrugem da soja no Consórcio em Rede – Ferrugem, Almada® é a solução mais completa e que entrega maior produtividade (mais de 3.400kg de soja por hectare), segundo avaliação feita pela entidade, em comparação com outros produtos, entregando mais de 2,4 sacas se comparado com o segundo colocado avaliado.
“Por conta de sua potente tecnologia em formulação, o fungicida da ADAMA minimiza as perdas por doenças na cultura da soja, entregando maior produtividade e mais controle”, reforça Martinez, que também alerta: “É necessário ainda seguir todas as boas práticas de manejo de doenças, como a rotação de princípios ativos e grupos químicos, respeitar os intervalos de aplicações e fazê-las nas melhores condições climáticas, além do bom preparo da calda de pulverização”.
O que o produtor gaúcho confere no estande
Um Circuito chamado “Fungicidas que Resolvem” proporcionará não só conhecimento sobre formulações, mas também uma imersão nas inovações da ADAMA para o manejo das principais doenças da soja. A experiência no estande será dividida em três etapas de interação: a primeira abordará a importância da formulação na entrega de resultados; a segunda destacará o posicionamento dos fungicidas da marca e os benefícios que oferecem ao ciclo da cultura; e a terceira consistirá em um jogo interativo para promover competição e interação entre os participantes.
Thiago Crude, coordenador de Comunicação de Marketing da ADAMA, explica que haverá um espaço com tela interativa onde os participantes serão desafiados a tomar decisões assertivas sobre o manejo de doenças. Aqueles que obtiverem sucesso serão reconhecidos e receberão um brinde exclusivo.
Programas campeões
A ADAMA desenvolveu fungicidas que entregam um programa completo e muita tecnologia para o manejo de doenças, como Armero®(produto lançado em 2022) e Almada®, ambos com aexclusiva tecnologia de formulação T.O.V., desenvolvida pela empresa e com benefícios que oferecem tecnologia, facilidade e rentabilidade, além de Across®, um fungicida completo para o fechamento do ciclo.
“Estamos falando de um programa de manejo campeão nos consórcios de rede e que são reconhecidos pelas principais consultorias e instituições de pesquisa por conta do resultado que estamos acompanhando, safra após safra, no campo”, diz Crude.
Durante os cinco dias de evento, os agrônomos da ADAMA estarão disponíveis para fornecer informações detalhadas sobre o manejo da ferrugem da soja e os benefícios de Almada® para a produtividade das lavouras gaúchas, além de informações sobre as demais formulações inovadoras da companhia em herbicidas, inseticidas, biossoluçõese demais fungicidas de destaque.