Referência mundial em qualidade, a piscicultura brasileira chegará em breve a novos destinos. No último fim de semana as autoridades sanitárias da África do Sul aprovaram certificado internacional para importação de pescados de cultivo e seus derivados do Brasil.
Em 2023, a África do Sul também abriu dois mercados para produtos do agronegócio brasileiro, sendo pet chews (alimentos mastigáveis para pets) e subprodutos de origem animal para alimentação de animais.
- Pesquisas com frutas vermelhas impulsionam agricultura familiar
- Eles estão de volta: Gafanhotos contra-atacam na Argentina e situação é de alerta
Os pescados se juntam a outros produtos que já são exportados para o país. No ano passado, a África do Sul importou mais de US$ 558 milhões em produtos do agro do Brasil.
Carnes, madeira, produtos florestais e o complexo sucroalcooleiro representaram 60% do total comercializado.
“Estamos continuamente ampliando nossas exportações para os países africanos e planejamos realizar missões ainda este ano para intensificar a cooperação e o comércio entre as nações. Isso reafirma o compromisso do Brasil em fortalecer os laços econômicos e culturais com este importante continente”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.
A expansão das exportações dos pescados para mais um mercado internacional é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
por (Agência Brasil)