Uma massa de ar mais frio vai ingressar neste começo de semana no Sul do Brasil e será responsável por trazer as primeiras marcas mais típicas de outono neste mês de março com noites muito amenas e até frias em algumas cidades enquanto as tardes vão anotar marcas agradáveis.
A MetSul Meteorologia enfatiza que incursões de ar frio nesta época do ano não trazem frio de inverno, afinal ainda se está no começo de março. O que provocam é um alívio do calor que ainda predomina e é bastante normal nesta altura do ano. Incursões de ar frio com temperatura muito baixa costumam ocorrer a partir de abril e principalmente maio.
A pouco tempo iniciou o chamado outono meteorológico (trimestre de março a maio) e nas primeiras semanas predominam ainda condições climáticas mais próximas do verão.
- Plantas Alimentícias Não Convencionais podem ser aliadas contra a fome
- Projeto permite que arrendamento rural seja pago em produtos
Sábado, por exemplo, a temperatura chegou a 37ºC no Rio Grande do Sul e ficou em torno de 40ºC em pontos do Mato Grosso do Sul. A massa de ar mais frio vai ingressar no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira na retaguarda de uma frente fria que vai provocar chuva na maioria do estado gaúcho e que será localmente forte e com risco de temporais isolados.
No momento inicial, entre esta segunda-feira e a terça, a temperatura declina e ficará mais baixa com maior umidade em consequência do tempo instável, o que significa que a influência do ar frio será mais sentida nas máximas menores com tardes amenas ou agradáveis do que nas mínimas.
A tarde de terça, por exemplo, deve ter temperatura baixa para março em diversas cidades serranas. Já no meio da semana, com o ar frio e mais seco instalado sobre o Rio Grande do Sul, as madrugadas de tempo mais aberto com perfil mais seco da atmosfera terão mínimas muito mais baixas com marcas inferiores à climatologia histórica do mês de março.
Esta massa de ar mais frio é impulsionada por um grande ciclone extratropical que neste domingo se aprofunda na altura das Ilhas Malvinas, muito ao Sul do Atlântico e que não se aproxima do Sul do Brasil. São estes ciclones mais intensos no Atlântico Sul que garantem o ingresso de ar mais frio nos meses do outono no Sul do país.
FRIO À NOITE NO MEIO DA SEMANA
Como destacado, as noites mais frias devem ocorrer no meio da semana à medida que a instabilidade se afasta e ar mais seco e frio cobre muitas áreas do Sul do Brasil. Centro de alta pressão de 1022 hPa vai estar a Leste do Rio Grande do Sul entre quinta e sexta, acompanhando o ar mais frio de trajetória marítima.
Na fronteira com o Uruguai e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as de quarta e quinta com mínimas de 11ºC a 13ºC, mas que em alguns pontos podem cair pouco abaixo dos 10ºC. No Centro do estado, os termômetros devem indicar nos dois dias de 13ºC a 15ºC.
AR FRIO ATINGE OUTRAS ÁREAS DO BRASIL?
A tendência é que a influência desta massa de ar mais frio de trajetória oceânica se concentre mais no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, especialmente mais a Leste do estado catarinense. Grande parte do Brasil vai seguir sob a influência do ar tropical quente.
Uma vez que a trajetória desta semana de ar é marítima, o Centro-Oeste vai continuar com ar quente e temperatura alta. No Sudeste, ao contrário, áreas mais próximas do mar terão a influência do ar frio sobre o oceano, mas nada relevante. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá chuva e máximas amenas no meio da semana.
Na cidade do Rio de Janeiro, tempo mais instável e chuvoso entre quarta e sexta com temperatura menor, mas apenas menos quente e com menor abafamento.
Com Metsul