O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), assinou R$ 705 milhões em contratos de projetos de biogás, inovação e repasses de recursos para entidades de propostas habilitadas via incentivos fiscais, durante o Show Rural 2024. Mais de R$ 600 milhões vão somente para cooperativas paranaenses.
“Nós financiamos desde o pequeno até o grande e foi um pouco disso que nós fizemos aqui no Show Rural. Impulsionando uma grande cooperativa como a C.Vale e até aquelas cooperativas menores que estão em um processo de estruturação e que levam esse recurso para o pequeno agricultor. Essa é a grande parceria que queremos ter: uma parceria com o desenvolvimento e isso é o que o BRDE faz no dia a dia”, afirma o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley.
No dia da assinatura do contrato, as cooperativas, principalmente do Oeste do Paraná estavam representadas pela C.Vale. De acordo com o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, cada cooperativa utilizará sua verba de forma individual, selecionando as áreas de investimento. “A nossa parte nós vamos investir nas áreas de insumos e grãos, em que vamos realizar melhorias em diversas unidades, otimizando a recepção e armazenagem desses grãos”, diz.
A parceria, conforme o presidente da C.Vale, significa muito para os agricultores e cooperativas, já que o BRDE tem uma história com esse setor. “As nossas primeiras unidades foram abertas com financiamento do BRDE e, eu sei que boa parte das cooperativas tiveram seu início com recursos vindos do Banco. Por isso, essa parceria é muito importante, porque sempre vimos o BRDE como o timoneiro das cooperativas”, conlui.