O Espaço Impulso, hub de inovação integrado ao complexo do Show Rural Coopavel, consolida sua característica inovadora desde sua inauguração, em fevereiro de 2022. A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), parceiros desse ambiente criativo de oportunidades, estão presentes sempre trazendo novidades para a feira.
Nesta semana, além do lançamento de várias parcerias, quem está fazendo sucesso com o público é o cão-robô Spot, uma verdadeira maravilha tecnológica apresentada pelo Parque Tecnológico. Com conexão 5G, o protótipo tem inteligência artificial, câmeras e microfones que são usados para detectar anormalidades. O Spot é conhecido por sua versatilidade em inspeções de infraestrutura crítica, reduzindo custos e evitando colocar em risco a integridade dos colaboradores.
Ele faz parte de um convênio financiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem um objetivo estratégico: viabilizar economicamente o uso de redes privativas 5G. Essas tecnologias são fundamentais para o funcionamento do robô, especialmente em ambientes críticos.
Na Usina Hidrelétrica de Itaipu e na Petrobras, o Spot já está sendo aplicado na inspeção desses ambientes desafiadores. E agora, o projeto está se expandindo para a Vale, uma grande mineradora. Segundo o engenheiro do Parque Tecnológico, Heber Miguel dos Santos, a ideia é usar o Spot em locais insalubres, onde o acesso humano é difícil ou perigoso. “Ele é capaz de explorar praticamente qualquer ambiente que um ser humano possa acessar, com segurança”.
Spot realiza inspeções detalhadas usando imagens, imagens térmicas e sensores. “Além disso, a versão com braço robótico tem a capacidade de executar algumas tarefas práticas, como fechar válvulas, habilitar ou desabilitar equipamentos e até mesmo manipular objetos. No entanto, seu foco principal ainda é a inspeção crítica dos ambientes, desde detectar rachaduras até monitorar sensores e a temperatura de trabalho”, salienta.
Quanto ao Show Rural, o Spot está aqui no espaço Impulso para mostrar suas habilidades e demonstrar como a tecnologia pode ser aplicada em ambientes industriais e de infraestrutura. O engenheiro garante que ele também tem um grande potencial no agro. “Futuramente esperamos vê-lo atuando também nas fazendas, quem sabe uma versão do Spot Pastor?”, ventilou o engenheiro pensando nas possibilidades de expansão dessa tecnologia desenvolvida pela canadense Boston Dynamics, responsável pela construção de robôs avançados, entre eles, o Spot.
(Por Show Rural)