Os programas de graduação e pós-graduação de Ciência da Computação, de Engenharia Agrícola, o Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola e o Núcleo GeoScience, do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estarão apresentando durante os cinco dias de Show Rural Coopavel o projeto “WeedVision Pulverização Seletiva”.
De acordo com os professores envolvidos com o projeto na Unioeste, Jerry Adriani Johann, Anibal Mantovani Diniz e Flávio Gurgaz, a empresa WEEDVISION de Toledo, idealizadora do desenvolvimento da tecnologia Weedvision, procurou a Universidade para que o equipamento seja testado na pulverização agrícola seletiva.
Explicam que sistema inovador da WeedVision utiliza sensores avançados para identificar plantas daninhas durante as fases de dessecação pré-plantio e pós-emergência da cultura. Essa tecnologia permite a aplicação seletiva de herbicida apenas nas plantas indesejadas, evitando desperdícios em áreas de palhada, solo descoberto ou na própria cultura. O equipamento integra hardware de ponta, software preciso e um projeto mecânico desenvolvido internamente pela WeedVision, proporcionando uma solução eficiente e sustentável para o controle de plantas daninhas.
O propósito desta parceria técnica com a Unioeste é conduzir validações em campo na área experimental da universidade, visando a certificação dos produtos de Inovação Tecnológica desenvolvidos pela empresa. Além disso, serão conduzidas análises e estudos sobre a aplicação de herbicidas, com foco na tecnologia de pulverização seletiva. A colaboração também contemplará a criação de oportunidades de estágio que envolvem imersão prática no campo, validando conhecimentos, ampliando experiência prática e acadêmica, e contribuindo para a pesquisa e extensão de projetos universitários. Isso será realizado por meio da coleta, análise e mensuração de dados, gerando insights valiosos para os projetos da universidade.
Além disso, o avanço do projeto está promovendo a interação por meio de troca intensiva de informações e conhecimentos técnicos, compartilhamento de dados, uso conjunto de equipamentos, atividades práticas em campo e laboratório, e a organização de visitas técnicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Adicionalmente, está contribuindo para a criação de procedimentos metodológicos de pesquisa, elaboração de protocolos, desenvolvimento de equipamentos e protótipos destinados ao monitoramento, transmissão e processamento dos dados coletados pelos instrumentos.
Esta iniciativa representa mais uma colaboração frutífera Universidade & Empresa para a Unioeste, com o propósito de estreitar os laços e concretizar, na prática, o conhecimento técnico-científico adquirido pelos alunos na universidade, conectando assim a academia com a sociedade de maneira efetiva.
(Por Unioeste)