Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
O gráfico e o texto abaixo são de autoria da SUFRAMA, divulgados em página do facebook. Temos que lutar com todas as forças para a manutenção desse modelo que é constantemente atacado por outros estados, em especial SP. Contudo, já há sinais claros que precisamos de alternativas complementares e urgentes, e o AGRO familiar e empresarial do Amazonas é um desses caminhos. Infelizmente, continuamos travados e exportando empreendedores por imposição de outros países que, lamentavelmente, querem um “santuário verde com pobres e famintos” para manter o planeta num patamar para que ELES continuem poluindo. O mais lamentável são alguns doutores em clima e ambiente, da esfera pública e privada, ignorarem a ciência e sequer visitarem a EMBRAPA.
Continua após a publicidade..
Sem a ZFM o caos estaria instalado no Amazonas, mas não foi ela que preservou a floresta em pé, os números mostram claramente isso, e o delegado da PF Alexandre Saraiva deixou evidente em entrevista, e em seu livro, o que aconteceu e acontece por aqui.
Em síntese, com quase seis décadas do modelo PIM/ZFM, com a floresta em pé, nenhum centavo caiu em nosso bolso. No meu não caiu nada, vivo aqui, deveria receber pelos serviços ambientais que prestamos ao mundo. E quem quer empreender sabe que não é tarefa fácil em nosso Estado. Um dia esse jogo vira, não teremos gol contra para agradar gringos que nos isolam e ditam as regras por aqui.
“…As empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) faturaram R$ 161,02 bi de janeiro a novembro de 2023. Os dados dos Indicadores de Desempenho do PIM também mostram média mensal de empregos em 112.533 pessoas, incluindo efetivos, temporários e terceirizados...”
Continua após a publicidade..