O mês de fevereiro começa com o tempo abafado sobre o estado do Paraná, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas previstas sobre todas as regiões a partir da tarde. De acordo com o Simepar, não está descartada a possibilidade de algum temporal localizado. Chances para ocorrência de chuvas são maiores na metade leste do estado. Entre o noroeste, oeste e sudoeste, o tempo tende a seguir mais estável. No leste, a nebulosidade segue presente e pode chover fraco/garoar em alguns momentos, principalmente entre a Serra do Mar e o litoral. Pancadas de chuva com trovoadas também são previstas nessas regiões a partir da tarde.
Já entre sexta-feira e domingo, fica quente no estado, mas com poucas chuvas previstas. No leste, não há alterações, a nebulosidade deve seguir presente e deve chover fraco/garoar em alguns momentos.
A instabilidade se mantém sobre o estado no começo de fevereiro, em função do tempo abafado. Chuvas ficam mais concentradas entre as tardes e as noites, comportamento típico para o período do ano.
- Espaço Impulso vai debater IA no campo, drones e agro de precisão
- Show Rural terá espaços e ações voltados à conservação do solo e da água
Chuva retorna na segunda quinzena
Nas primeiras duas semanas do mês os registros de chuva devem ficar abaixo da média histórica, somente a partir do dia 15 é que devem ser registradas chuvas de volumes mais significativos. “Entre 7 e 10 de fevereiro começa lentamente a mudar o padrão. Na primeira quinzena do mês a chuva fica abaixo da média, mas conforme vai se aproximando do meio do mês a chuva volta a ser registrada em volumes melhores em todo o estado, chegando na média prevista para o período e trazendo alívio para as lavouras”, afirma o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.
Onda de calor
O mês também será marcado por variação de temperatura. “Fevereiro começa quente, principalmente na parte oeste do estado. Teremos uma grande onda de calor vinda do Paraguai e Argentina que eleva as temperaturas na região oeste do Paraná e impacta também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Faz bastante calor, mas não teremos temperaturas excepcionais, são condizentes com a estação. E depois do dia 11 devemos ter uma frente fria que traz uma queda nas temperaturas, deixando o clima mais ameno”, prevê.