Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Foram exportados pelo Porto de Itacoatiara 4 milhões de toneladas de SOJA de outros estados, de Mato Grosso. Isso equivale a 150 vezes o que é produzido de SOJA no Amazonas, no sul do Estado. Veio pelo Rio Madeira, exportado a partir de Itacoatiara, passando em frente a Ilha Tupinambarana (que só assiste os navios passarem no Rio Amazonas, com a população na miséria, sem emprego).
Continua após a publicidade..
O quadro abaixo está no site da CONAB, não é da minha cabeça.
A pergunta que fica é: Por que não produzimos essa SOJA no Amazonas, no sul do Estado, onde a terra é propícia e dentro do código florestal, nos 20%.
A resposta é simples: a área ambiental não ajuda, joga contra, não fez nem faz o ZEE, não agiliza o licenciamento ambiental e segue as recomendações da Alemanha, Reino Unido, Noruega, França e afins que não deixa asfaltar a BR-319, nem fazer o ZEE. Desde Eduardo Braga até agora ninguém teve força para virar essa página da área ambiental, nem indicar gestores/doutores da UFAM e UEA para comandar a área ambiental. Pelas minhas contas, já temos comandantes de área ambiental de outros estados por mais de UMA DÉCADA.
Continua após a publicidade..
Alemanha e França estão em crise no AGRO, então, não querem nossa concorrência, manter nossa riqueza intacta, projetinhos de miséria e nosso verde para eles respirarem. No futuro, eles invadem e exploram tudo.
Vocês lembram que disseram que a Amazônia iria virar deserto em 2010. Cadê esse deserto?
Para não ser mal interpretado, toda minha defesa de desenvolvimento tem como base a ciência, a Embrapa, e dentro do código florestal, nos 20% permitido. Nada ilegal! Só que aqui NADA ANDA, só TRAVAS.
Continua após a publicidade..
THOMAZ RURAL