O verão resolveu tirar férias de parte do Centro e do Sul do Brasil. Há uma semana, os gaúchos convivem com temperatura abaixo do que é normal para esta época do ano, com tardes agradáveis na maioria das localidades e mesmo frio fora de época em cidades de maior altitude do estado. Mas não só quem mora mais ao Sul do Brasil.
A temperatura tem estado abaixo do que é o padrão para esta época do ano, também em Santa Catarina, em grande parte do Paraná e em muitas cidades do estado de São Paulo.
Porto Alegre, por exemplo, completou, neste sábado, oito dias seguidos em que a máxima sequer chegou a 30ºC, sendo que a temperatura máxima média histórica de janeiro, a mais alta entre todos os meses do ano, é de 31,0ºC.
A última vez em que a temperatura passou dos 30ºC na capital gaúcha foi na tarde da sexta-feira passada, no dia 19, quando a estação do bairro Jardim Botânico, do Instituto Nacional de Meteorologia, anotou uma máxima de 32,9ºC.
A cidade do Vale do Sinos completou ainda sete dias seguidos com marcas mínimas abaixo dos 20ºC. No ponto mais alto do Rio Grande do Sul, segue fazendo frio à tarde.
Situação semelhante na estação do Morro da Igreja, no Planalto Sul Catarinense, a 1800 metros de altitude. A temperatura às 16h, em regra a hora mais quente do dia, era de 11,8ºC no dia 21.
Curitiba, no Paraná, igualmente tem experimentando dias muito amenos. A temperatura no aeroporto em São José dos Pinhais, era às 16h de 18ºC no dia 22.
Em São Paulo, na capital, na estação do Mirante de Santana (zona Norte), depois do calor muito intenso da última semana, esta semana foi muito amena e agradável, com marcas máximas de 27,9ºC.
O que está acontecendo?
Existe uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, um vórtice ciclônico ou “baixa fria, aprisionando” ar mais frio em altitude sobre o Sul do Brasil há vários dias com uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão a Leste do Uruguai.
E vai seguir assim?
Por enquanto, sim. Esta “baixa fria” seguirá ainda por alguns dias na região Sul do Brasil, mantendo a temperatura abaixo do normal. Pancadas de chuva em maior número de locais no domingo e na segunda devem contribuir ainda para inibir um maior aquecimento.
Embora no decorrer desta semana se espere que a temperatura entre em elevação e o calor retorne para diversas cidades, não se projeta temperatura excessivamente alta.
Não há no horizonte de Porto Alegre, da maioria das cidades do Sul e na cidade de São Paulo máximas acima de 35ºC tão cedo.
Com Metsul