Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Recentemente, a CONAB divulgou novos números da safra de grãos no Brasil. No Amazonas, a safra de SOJA passa de 19,9 mil toneladas para 27,8 mil toneladas. Aumento de 39,7%. É evidente que a produção é pequena em termos de Brasil, mas é um sinal bem positivo.
Continua após a publicidade..
Se a área ambiental não atrapalhar como fez no passado, que travou tudo por lá e endividou os produtores, a tendência é de crescimento numa região propícia para grãos e que só pode usar 20%, preservar 80% para o mundo sem receber NADA.
Resgatei uma foto antiga do governador Wilson Lima em Humaitá. Ele tem ido ao interior, tem dito que o AGRO é a alternativa para o interior. Só o governo não atrapalhar, como infelizmente atrapalharam no passado, alguns anos atrás, já está de bom tamanho. Os produtores do SUL querem o ZEE, os produtores de todo o Amazonas querem o ZEE, que a área ambiental enrolada desde 2003. Querem agilidade no licenciamento ambiental, querem regularização fundiária. Já vi o governador em cima de trator, várias vezes no Sul do Amazonas, acompanhando colheita. Se alguém tiver uma foto de algum gestor da área ambiental do Amazonas em cima de um trator no Sul do Amazonas pode me enviar que farei a publicação e reconhecimento. Desde 2019 penso que será difícil. A impressão que fica é que tudo no SUL do Amazonas é ilegal. Isso é preciso mudar! Se eu fosse governador do estado, o meu secretário de meio ambiente ia acompanhar a colheita de SOJA junto comigo em Humaitá, em cima do trator. A atividade é legal! Que se dane os países apoiadores do Fundo Amazônia que nem a BR-319 querem que seja asfaltada. Lá pode tudo, aqui não pode nada!
Mais uma vez, divulgo foto da minha ida até o gabinete da SEMA para tratar de ZEE a pedido do governador e do secretário. Isso foi no primeiro trimestre de 2019. Estamos em 2023, e nada!
Continua após a publicidade..
Só não enxerga quem não quer ver a enrolação com o ZEE.
THOMAZ RURAL
Continua após a publicidade..