Continua após a publicidade..
Opinião/Informação
O último levantamento oficial da safra brasileira, feito por órgão oficial, a Conab, aponta para um crescimento de 12,5% na produção de grãos em nosso Amazonas. O aumento decorre do plantio de soja no sul do Amazonas.
Continua após a publicidade..
A apresentação nacional feita pela diretoria da Conab mostrou mapa do Brasil com a produção em todo o território nacional. No Norte, só superamos o Amapá. Veja mapa abaixo…
Precisamos avançar muito, temos áreas dentro dos 20% e tecnologia da EMBRAPA para que IDAM (Ater), SENAR (Ateg) e outras entidades pública e privadas levem até a ponta e aumente nossa produção, emprego no interior e a consequente diminuição da pobreza e da insegurança alimentar e nutricional.
O ZEE é indispensável para a definição de TUDO e dá segurança jurídica ao campo. Vamos parar de atirar para todos os lados. ZEE é aprovado na ALEAM e sancionado pelo governador, como aconteceu recentemente em Roraima com ajuda e participação de doutores da UFAM. Sendo uma política ambiental, até hoje não entendo o motivo da enrolação desde 2003.
Continua após a publicidade..
Temos que produzir arroz, milho, feijão e soja para atender, no mínimo, nossa demanda interna. A dependência de outros estados e países é muito perigosa em termos de soberania alimentar. Em momentos de crise, a primeira ação do “inimigo” é garantir o seu abastecimento interno, suspender qualquer exportação. Como vamos ficar?
Entendam isso e destravem o Amazonas dentro dos 20% do código florestal. Não dá pra aceitar ser o maior estado do Brasil, com a menor produção de grãos básicos (indispensáveis para produzir carne e ovos) e ter 65,6% abaixo da linha de pobreza. E tem mais, com floresta em pé que vale trilhões sem receber nada por isso.
THOMAZ RURAL
Continua após a publicidade..