A sexta-feira foi marcada por altas temperaturas e registro de chuvas isoladas no Paraná. O fim de semana segue com possibilidade de chuvas. O sábado começa com muitas nuvens entre o centro-sul, Campos Gerais e leste paranaense.
“O estado todo está sujeito ao registro de pancadas de chuvas isoladas, na grande maioria de fraca intensidade. O amanhecer deve ser de temperaturas mais amenas, mas ao longo do dia o tempo fica mais abafado”, explica o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho. No domingo, o tempo segue abafado em todo Paraná, com chuvas a partir da tarde.
- Coreia do Sul proíbe consumo de carne de cachorro
- Mais de 40 pássaros são encontrados em gaiolas dentro de ônibus de turismo
Semana começa com chuva e risco de tempestades
A semana começa com previsão de chuvas e risco de tempestades. “Assim como no fim de semana, na segunda e terça também há previsão de chuvas isoladas. Na região oeste, próximo a fronteira com o Paraguai chove menos, a maior concentração deve ser no litoral paranaense. E aí entre os dias 17 e 18 vai melhorando gradativamente as condições de chuva de maneira mais uniforme no Estado”, afirma.
Essa melhora é esperada com a formação de um sistema de baixa pressão, entre quarta e quinta-feira, que mantem a instabilidade sobre o Paraná. Neste período há risco elevado para tempestades. A partir de sexta-feira, a chance para pancadas de chuva com trovoadas é maior no interior do estado.
Calorão continua
Mesmo com a previsão de chuva as temperaturas acima da média para a estação devem continuar fazendo os paranaenses suarem em todas as regiões. “Até o dia 21 teremos temperaturas acima do normal, principalmente o centro-oeste. Em alguns dias teremos um amanhecer de clima mais ameno, porém ao longo do dia o calor retorna. As máximas devem ficar entre os 33º C e 37ºC. Somente na última semana de janeiro é que deve ficar menos quente”, antecipa.