Prestes a completar 70 anos, a I.Riedi Grãos e Insumos realiza a 27ª edição do Dia de Campo reunindo produtores de várias regiões do Paraná. O evento que começou nesta terça-feira, dia 09 de janeiro e segue até quinta-feira, dia 11, é realizado ao lado do CIS (Complexo Industrial de Sementes), as margens da BR 163 em Toledo.
Mais de 20 empresas parceiras da I.Riedi participam do evento que tem como objetivo levar tecnologia e novidades para os produtores e produtoras rurais.
- Agropecuária foi responsável por 70% da exportação paranaense em 2023
- Secretários pedem rigor nas regras contra influenza aviária
Segundo Wanda Riedi, Diretora presidente da I.Riedi Grãos e Insumos, “A I.riedi se preocupa muito com a tecnologia, materiais novos, inovações, porque o produtor da nossa região é diferente do produtor de Goiás e Mato Grosso que consegue ainda expandir um pouco sua área. O nosso está estático dentro da área dele, então precisa aumentar a produtividade e a empresa se preocupa muito com isso, com o resultado. Assim ele prospera e fica no campo com a família. Buscamos com parceiros comerciais, trazer novas tecnologias para poder aumentar produtividade com sustentabilidade, é isso que buscamos”
Para Flaviano Provensi, Diretor comercial da I.Riedi, “Nosso foco é mostrar para nosso produtor como ele consegue colher mais e melhor, ter mais rentabilidade. Tudo aliado à nossa assistência técnica e o trabalho de profissionais que compõe nosso time de negócios no campo”.
O Dia de Campo da I.Riedi é dinâmico, como explica Lucas Hendges, coordenador do evento.
“Nós trabalhamos de forma guiada. Então o produtor chega com sua família, filhos, esposa e amigos e nós formamos grupos para passar por todos os estandes, assim eles passam e aprendem. O produtor vai aprender aqui tudo sobre manejo referente a semente, qualidade de semente, produtos biológicos, novas moléculas referentes a químicos, corretivos de solo, defensivos, nutrição foliar, tudo mesmo. Se quiser vir trocar de carro temos o pessoal do consórcio da Fipal que está presente no evento também”, ressaltou Lucas.
A visão do produtor
Décio Carraro é produtor rural na região de Toledo e contou para a reportagem do Portal Sou Agro, porque escolheu visitar o evento. “O Dia de Campo é importante para nós porque vamos pegar novas tecnologias, novos conhecimentos. Não adianta só trabalharmos e não acompanhar o que tem de novidade e aqui tem todas as tecnologias novas que vem para usarmos na agricultura; por isso, é importante.”
Uma comitiva de produtores rurais de Palotina também visitou o Dia de Campo. Um deles foi Adriano Piano que fez questão de enfatizar porque escolheu sair da propriedade por um dia. “Para sermos mais eficiente nos problemas que todo produtor tem no dia a dia, tentar amenizar problemas climáticos. Questão de pragas e doenças, para sermos mais eficientes da porteira para dentro.”
A presença feminina também é relevante e até de famílias inteiras. É o caso da família Bucholz que mora em Quatro Pontes e que foi em peso. Pai, mãe e os dois filhos. “A gente vem todos os anos participar, buscando novas tecnologias e assim aprendendo novos conhecimentos. Na área de soja e milho sempre temos que inovar. Sempre buscamos também manter a tradição e trazer os filhos, ensinar a nova geração”, ressalta Leila Bucholz que é produtora rural.
Tradição e confiança
A I.Riedi está no mercado de grãos e insumos a quase 7 décadas e conquistou a confiança dos parceiros e produtores rurais. “A I.riedi começou lá em 1955, ela era de Palotina. Depois foi expandida e se tornou regional, posteriormente estadual e hoje você precisa ter o conhecimento e entendimento global porque estamos competindo com: Argentina, China, Estados Unidos. Nosso mercado é externo, então você precisa estar totalmente atualizado, ter muita confiança, fazer o feijão com arroz com cautela. A I.Riedi é uma empresa muito conservadora, muito moderada e traz com isso muita confiança para o produtor”, finaliza Wanda Riedi, diretora presidente da empresa.